Avaliação online está disponível até o dia 18 de junho.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/06/2018 | Editado em 04/06/2018

A edição da Avaliação Online deste semestre está disponível para professores, alunos e funcionários até o dia 18 de junho. Uma novidade na avaliação é a inclusão de questões para avaliar a implementação do Trabalho Discente Efetivo (TDE) nas disciplinas. Respondem a estas questões alunos e professores que estão participando em disciplinas que incluem esta inovação pedagógica na sua metodologia.

Além da implementação do TDE, estão sendo avaliadas:
– todas as Disciplinas/Turmas quanto às Condições de Ensino e de Aprendizagem (autoavaliação dos alunos, avaliação dos professores pelos alunos, autoavaliação dos professores e avaliação das turmas pelos professores);
– Infraestrutura e Serviços (instalações gerais, laboratórios, bibliotecas, etc);
– Disciplinas Semipresenciais e a Distância;
– Cursos em EAD (avaliação do curso, infraestrutura, disciplinas e autoavaliação).

E, além dessas avaliações – todo o processo de avaliação é voluntário e sigiloso – estão disponíveis formulários específicos para os alunos concluintes (alunos que já protocolaram pedido de colação de grau) que poderão contribuir com comentários sobre sua experiência com o curso e sua inserção no mercado de trabalho.

Participam também do processo avaliativo os funcionários técnico-administrativos das bibliotecas, secretarias e laboratórios que interagem mais diretamente com os alunos e professores dos cursos de graduação.

A avaliação online integra a rotina acadêmica da Instituição desde 2002 e tem se consolidado como um importante canal de comunicação utilizado por toda a comunidade acadêmica. Os resultados das avaliações e comentários incluídos nos formulários são subsídio fundamental para o planejamento Institucional. Participando do processo de avaliação, professores, alunos e funcionários estarão contribuindo para melhorar cada vez mais os cursos e serviços oferecidos na Universidade.

Os processos de autoavaliação na UCS são coordenados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelo Setor de Avaliação Institucional da Assessoria de Planejamento e Orçamento (APLO). A CPA é uma comissão com representação ampla da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e comunidade externa, e tem a missão de supervisionar o desenvolvimento dos processos de avaliação e o uso efetivo dos resultados para o planejamento de ações de melhoria.