Hospital Geral oferece novo procedimento para tratamento de câncer de mama

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/07/2016 | Editado em 20/07/2016

Neste mês, o Hospital Geral de Caxias do Sul começou a oferecer um procedimento pioneiro para as pacientes do SUS que sofrem de câncer de mama.
Trata-se da colocação de um clipe metálico marcador de tumor na mama, para um melhor controle e acompanhamento da doença. A técnica, indicada para pacientes com câncer de mama inicial, faz a demarcação do tumor no início da quimioterapia. Dessa forma, se houver um quadro de regressão da doença, é possível evitar a retirada total da mama.

O procedimento é indicado pelo médico mastologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral, que encaminha a paciente para ambulatório específico de quimioterapia pré-operatória.

A oferta do procedimento foi viabilizada por meio da doação dos clipes pelo grupo de voluntárias do Banco de Perucas do HG e do Grupo Artistas dos Pincéis – pacientes e ex-pacientes da Unacon. Envolve os profissionais das áreas de oncologia, mastologia e radiologia do HG, com suporte da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

Segundo a médica oncologista Janaína Brollo, a quimioterapia neoadjuvante (realizada antes da cirurgia) é o tratamento padronizado em grandes centros do mundo, em casos de tumores avançados e em alguns tipos específicos do câncer de mama, havendo regressão completa do tumor de 30 a 60% das pacientes submetidas à essa quimioterapia.

Para o diretor de Ensino e coordenador Médico da Unacon, André Reiriz, será possível qualificar resultados no tratamento do câncer de mama. A primeira paciente do HG a receber o clipe mamário tem 36 anos e apresentou uma regressão do tumor com a quimioterapia.