Financiamentos, bolsas de estudo e programas exclusivos formam diferenciais para quem estuda na UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/07/2016 | Editado em 03/08/2016

Claudia Velho-7027Um novo semestre letivo se aproxima, e a Universidade de Caxias do Sul segue liderando a Educação Superior na região em qualidade de ensino, infraestrutura e diferenciais para a formação profissional. As aulas na UCS serão retomadas na segunda, 1º de agosto, nos 80 cursos de graduação oferecidos em oito cidades da região, abrangendo, ao todo, estudantes de 70 municípios.

Para os atuais acadêmicos ou aqueles ingressantes pelo processo de Vestibular de Inverno ou provenientes de outras instituições pelo sistema de transferências, a Universidade oferece acesso a possibilidades de financiamento que objetivam viabilizar a formação diminuindo o investimento direto durante o período de estudos. Os processos seletivos ocorrem conforme condições definidas por edital e dependem dos períodos de disponibilidade de vagas.

Além disso, a UCS proporciona diversos programas, atividades e infraestrutura voltadas à qualificação do percurso acadêmico na instituição. Entre as iniciativas de incremento à graduação e pós-graduação estão o estudo de idiomas pelo programa UCS Línguas Estrangeiras, as oportunidades de intercâmbio internacional, os estágios remunerados e serviços voluntários, e o ingresso em atividades científicas e tecnológicas com recebimento de bolsas de pesquisa.

Como diferencial para a futura carreira, também destacam-se as possibilidades surgidas por meio do Ecossistema Empreendedor UCS, pelo qual a formação para o empreendedorismo é assegurada desde a graduação. Com o programa StartUCS e a incubação de empresas, são oferecidos suportes para o acadêmico interessado em estruturar negócios de base tecnológica e em investir no caminho da inovação. Por fim, o protagonismo da atuação empreendedora também pode ocorrer usufruindo da estrutura de pesquisa e desenvolvimento do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS.

1. PROGRAMAS DE APOIO AO ALUNO

Programa de financiamento estudantil – CredIES UCS

Uma nova opção de crédito educativo está à disposição dos acadêmicos da UCS a partir deste semestre. Até o dia 12 de agosto ocorrem as inscrições para o CredIES UCS, financiamento destinado aos alunos de graduação, da modalidade presencial, matriculados em, no mínimo, 16 créditos. A oferta resultou de convênio estabelecido entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Fundação de Crédito Educativo – Fundacred, instituição sediada em Porto Alegre com 44 anos de atuação no segmento. Conheça o Regulamento CredIES UCS.

O crédito concedido corresponderá a 50% do valor das mensalidades do semestre, incluindo a matrícula. A restituição se inicia imediatamente após o término do contrato, em parcelas mensais – a quantidade será correspondente ao número de meses que o financiamento foi recebido. Os valores recebem correção, a título de taxa administrativa, de 0,35% ao mês, computada entre a data de contratação e a efetiva restituição. As parcelas também serão atualizadas conforme os percentuais de reajustes aplicados pela UCS.

Informe-se AQUI sobre as vagas disponíveis, inscrições e critérios de concessão do financiamento. Mais  informações na Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min de segunda a sexta-feira. Fone: (54) 3218-2145; ou pelos e-mails: atendimento@ucs.br.  e contratos@fundacred.org.br.

Programa de financiamento estudantil – UCSCRED

O Programa de Financiamento Educacional, criado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), possibilita a ampliação do prazo de pagamento de parte das mensalidades da graduação sem a intermediação do mercado financeiro. A cada semestre são disponibilizadas vagas considerando-se duas modalidades de financiamento: de 75% ou 50% da semestralidade.

Podem candidatar-se ao benefício estudantes que fazem a primeira graduação e ainda não concluíram 85% da sua grade curricular. O processo de seleção é feito conforme o limite de vagas, por modalidade de financiamento, de cada curso.

Somente após concluída a formação o estudante inicia a liquidação do saldo devedor contratado. Em caso de comprovação de situação de desemprego, poderá ser concedido ao egresso tempo de carência de até 12 meses para o início da quitação do débito. Mais informações: atendimento@ucs.br; (54) 3218-2145; Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Programa de Financiamento Estudantil – FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação, na educação superior. O percentual de financiamento pode chegar a 100%, com carência de 18 meses para o início da amortização, cujo período pode ser de até três vezes a duração regular do curso + 12 meses. A taxa de juros é de 6,5% ao ano e a UCS oferece vagas pelo programa a cada semestre. Podem se inscrever estudantes que tenham participado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, obtendo média aritmética igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

As inscrições são realizadas exclusivamente no site do FIES (sisfiesportal.mec.gov.br) e para um único curso e turno de graduação. A pré-seleção ocorre em chamada única e lista de espera, divulgadas no endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br. Pelo mesmo site o estudante pré-selecionado deve concluir a inscrição para a contratação do financiamento. Mais informações em sisfiesportal.mec.gov.br; atendimento@ucs.br; telefone (54) 3218-2145; Central de Atendimento da Galeria Universitária – Campus-Sede – das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Programa Universidade para Todos – ProUni
Desde 2005 a UCS é parceira do Programa Universidade para Todos – ProUni, do governo federal, na oferta de bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. O processo seletivo é conduzido pelo Ministério da Educação, que utiliza a nota do Enem do candidato. Cerca de 4 mil alunos estudam na UCS atualmente com bolsa do ProUni. Mais informações em siteprouni.mec.gov.br; atendimento@ucs.br; prouni@ucs.br; telefone (54) 3218-2145 – Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Seguro Educacional

Todo o aluno regularmente matriculado em curso de graduação na UCS está coberto por seguro educacional, dentro das coberturas previstas na apólice, como a perda de renda por desemprego involuntário do responsável financeiro. A cobertura é de até três mensalidades e o seguro não implica ao estudante qualquer despesa extra. Mais informações em atendimento@ucs.br; telefone (54) 3218-2145; Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

2. DIFERENCIAIS PARA A CARREIRA

DSC_2701UCS Línguas Estrangeiras

O programa UCS Línguas Estrangeiras oferece cursos em nove idiomas (alemão, chinês, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, russo e português para estrangeiros). Uma grande vantagem dos acadêmicos da UCS é poder contabilizar a participação no currículo da graduação, como atividade complementar ou disciplina eletiva.

Intercâmbio Internacional

A parceria com 197 instituições de 28 países possibilita à UCS oferecer a estudantes e professores oportunidades de intercâmbio cultural, acadêmico e científico no exterior, em programas financiados pelo Banco Santander, governo federal e agências de fomento.

Estágios remunerados e serviços voluntários

O Programa Integrar aproxima os estudantes, ainda na graduação, das empresas, órgãos e instituições que procuram novos talentos mediante a oferta de estágios remunerados. O processo é intermediado por um ambiente virtual mantido pela UCS, no qual os alunos cadastram seus currículos e as empresas informam suas ofertas de vagas. Além dos estágios remunerados, os acadêmicos também podem participar de serviços voluntários na própria Universidade.

Laboratórios Instituto de Biotecnologia IB 18.11.15 Claudia Velho-2-17 (4)Iniciação científica e tecnológica

O estudante de graduação tem a possibilidade de ingressar na área da pesquisa científica e tecnológica, desenvolvendo atividades orientadas dentro dos projetos e linhas de pesquisa da Universidade. Para isso, pode concorrer a uma das bolsas concedidas pela UCS, CNPq e FAPERGS, com processos seletivos regulamentados por edital.

3. ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR UCS

O encadeamento de um conjunto de programas e iniciativas visando ao desenvolvimento econômico sustentável, abrangendo desde a formação de profissionais até a transformação do conhecimento em soluções inovadores para o mercado, forma o Ecossistema Empreendedor UCS.

O conceito congrega todas as ações em ensino superior, pesquisa, disponibilização de infraestrutura, captação de financiamento, desenvolvimento de negócios e iniciativas de empreendedorismo na seguinte estruturação:

Programa de Empreendedorismo

O Programa de Empreendedorismo da UCS é a base de um conjunto de ações da Universidade voltadas à formação empreendedora, incentivo à pesquisa e inovação, capacitação para novos negócios e promoção do desenvolvimento sustentável.

A inciativa tem por princípio a oferta da disciplina de empreendedorismo a todos os cursos de graduação, sendo obrigatória em 33 deles em turmas multidisciplinares, de modo a proporcionar as habilidades e competências para o desenvolvimento de ações empreendedoras e inovadoras, além de fomentar parcerias com os setores público e privado, apoiando o desenvolvimento regional. Saiba mais: 54.3218.2034.

sem título-0923StartUCS

O StartUCS – Transformando Ideias em Negócios é uma ação de incentivo ao desenvolvimento e inserção de empresas de base tecnológica e inovadoras no mercado, como startups. Podem participar estudantes, egressos, professores e funcionários da UCS, que, ao longo de um semestre, recebem suporte de especialistas e mentores para o aperfeiçoamento do plano de negócio e praticam interações diretas com potenciais clientes, parceiros e fornecedores.

Incubadora Tecnológica

Destina-se à instalação de empreendimentos de base tecnológica para aceleração do negócio por até dois anos, com suporte em capacitação gerencial, captação de financiamento, inserção competitiva no mercado, serviços e infraestrutura.

sem título-0833TecnoUCS

O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS funciona a partir do conceito de parque científico-tecnológico de 4ª geração, no qual o conhecimento gerado na Universidade é transformado em produtos, processos e serviços com aplicações de mercado, por meio de parcerias com empresas, entidades, organizações públicas e privadas.

O enfoque é que projetos de pesquisa, inovação, desenvolvimento e cooperação sejam criados ou aperfeiçoados de modo a se constituírem em empreendimentos competitivos e sustentáveis, visando à estruturação de uma nova matriz econômica regional.

4. SERVIÇOS EXCLUSIVOS UCS

Orientação Vocacional

O Programa de Orientação Vocacional tem a finalidade de auxiliar estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio, vestibulandos, universitários e adultos em fase de reorientação profissional a definir-se pela área de conhecimento de seu interesse.

Os grupos de orientação acontecem duas vezes ao ano, com duração média de 10 encontros e duas horas semanais. No primeiro semestre, as inscrições geralmente são abertas no início de março; e no segundo semestre, na segunda quinzena de agosto.

Também são oferecidas oficinas de orientação realizadas na UCS ou na escola, direcionadas a alunos dos 3º anos do ensino médio de Caxias do Sul e região.

Informações: 54.3218.2187 – smpoloni@ucs.br; relacionamento@ucs.br

HG-5911Hospital Geral

Administrado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com apoio dos governos federal, estadual e municipal, o HG é um hospital de assistência, ensino e pesquisa que há 18 anos atende inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da UCS, funciona como campo dos estágios supervisionados, qualificando a formação universitária em atendimento às exigências do Ministério da Educação.

Claudia Velho-6086Vila Poliesportiva

A Vila Poliesportiva é um complexo esportivo e educacional que ocupa cerca de 20 mil m² do Campus Universitário de Caxias do Sul, atendendo à comunidade interna e externa com atividades de ginástica localizada, hidroginástica, jump, pilates, musculação, natação adulta e infantil, tênis, yoga e zumba, mediante contratação.

Como parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, a vila também destina-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da área da Saúde. A infraestrutura inclui salas de aula, laboratórios, três academias de ginástica, três ginásios, piscina, quadras polivalentes, pista de atletismo, quadras de tênis e paddle, campo de futebol, quadras de vôlei e de futebol de areia e academia ao ar livre.

Fotos: Claudia Velho