Cresce demanda por profissionais cuidadores de idosos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/07/2016 | Editado em 26/07/2016

DSC_4763Até 2050, conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas, em todo o mundo, deverão ter atingido 60 anos. No Brasil, essa parcela chegará a 58,4 milhões de pessoas até 2060. E, neste período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos, conforme dados do Censo 2013.

4Com o aumento da longevidade, a ampliação da inserção das mulheres no mercado de trabalho e, até mesmo, a redução do tamanho das famílias, cresce a necessidade de se contratar um profissional para cuidar dos idosos da família. “O grande desafio é encontrar este profissional, pois poucos se qualificam e os que têm qualificação nesta área – e gostam de estar com velhos – rapidamente conseguem trabalho”. A afirmação é da psicóloga Verônica Bohm, que atuou como bolsista de iniciação científica na UCS na pesquisa que tratou do idoso institucionalizado. Após a graduação, Verônica fez mestrado em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, com a dissertação “Histórias de Vida de Cuidadores de Idosos”, e doutorado em Educação pela UFRGS, estudando “Envelhecimento, Educação e Trabalho”.

Com suas pesquisas, Verônica destaca a existência dos cuidadores familiares e dos cuidadores profissionais. “Quando familiares, geralmente quem assume o cuidado principal é uma filha. É comum um familiar assumir a maior parte do cuidado, sendo denominado de cuidador principal. Em relação aos cuidadores profissionais, a grande maioria é mulher. Geralmente não é o primeiro trabalho, sendo mulheres da meia idade ou idosas. É comum profissionais da enfermagem dobrarem a jornada de trabalho, exercendo a atividade de cuidador das horas livres do hospital, por exemplo”.

Curso de formação

A UCS está atenta ao aumento – crescente – da necessidade de cuidadores de idosos e mantém uma oferta do curso de Formação de Cuidadores de Idosos, atividade que tem Verônica como docente. Promovidos pelo Programa UCS Sênior, os encontros serão realizados de 6 de agosto a 19 de novembro, aos sábados pela manhã. A proposta é contribuir para a formação de cuidadores informais de idosos, profissionais e interessados nesse tipo de atividade, oferecendo um serviço interdisciplinar, mediante subsídios teóricos e práticos, com ênfase no cuidado humano.

Para o coordenador do ProClaudia Velho-6329grama UCS Sênior, professor Delcio Antônio Agliardi, “a mudança demográfica, a mudança do perfil familiar – caracterizado por novos arranjos familiares –, a dinâmica da vida moderna, as disputas e transferências de responsabilidades no cuidado de idosos com baixa autonomia são responsáveis pela demanda crescente da procura por cuidadores de idosos, seja em residências ou instituições de saúde”.

Fotos: Claudia Velho, Daniela Schiavo e Maristela De Bortoli Pasquali.