Escolha a sua opção de ingresso na Universidade neste semestre.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/07/2016 | Editado em 03/08/2016

Possibilidades para estudar na UCS incluem graduação, pós-graduação, idiomas, gastronomia e outros programas de extensão.

Estudantes de graduação, tecnologias e ensino médio; dos programas de pós-graduação – Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado; dos programas UCS Línguas Estrangeiras e UCS Sênior; da Escola de Gastronomia e demais cursos de extensão, retornam às aulas na Universidade de Caxias do Sul a partir de segunda, dia 1º de agosto. Interessados em dar início ou retomar estudos têm diversas possibilidades de matrícula e inscrição para as diferentes modalidades de cursos e níveis de formação. Confira, a seguir, como aproveitar as oportunidades em aberto.


GRADUAÇÃO – Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias

Vagner Espeiorin-8295Aulas - Daniela Schiavo - Daniela Schiavo-9572Para os 80 cursos de graduação nos oito campi da UCS na região, há três formas de ingresso, que podem ocorrer até o dia 1º de agosto: a transferência do aluno proveniente de outra instituição; a entrada como portador de diploma de curso superior; e o reingresso de alunos desvinculados da UCS há mais de três anos.

Essas condições também se aplicam às formações em tecnologia do programa UCS.Tec, que se diferenciam por serem de curta duração (média de dois anos e meio), com certificação a cada semestre, por módulo (conjunto de disciplinas) cursado. Informações em www.ucs.br/graduacao ou na Central de Atendimento (Galeria Universitária/Campus-Sede). Telefone (54) 3218-2145.

PÓS-GRADUAÇÃO – Especializações e MBAs

A pós-graduação em nível de especialização ou MBA (lato sensu) conta com 50 cursos em aberto – média que se mantém mensalmente. As formações contemplam as áreas de Artes, Arquitetura e Design; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Tecnologias e da Saúde. Para este semestre, o programa oferece descontos no investimento que variam de 10% a 30%. Informações em www.ucs.br/portallato ou na Central de Atendimento (Galeria Universitária/Campus-Sede). Telefone (54) 3218-2145. Posgrad@ucs.br.

PÓS-GRADUAÇÃO – Mestrados e Doutorados

Os programas de pós-graduação stricto sensu, que reúnem 16 mestrados e 7 doutorados, retomam as aulas em diferentes datas no mês de agosto. Interessados ainda podem aproveitar o período de admissão de alunos não-regulares, aberto para 14 cursos, com prazo final variável, conforme o cronograma abaixo:

– Administração (mestrado e doutorado): até 1º de agosto

– Biotecnologia (mestrado e doutorado): até 29 de julho

– Ciências da Saúde (mestrado): até 3 de agosto

– Direito (mestrado): até 27 de julho

– Educação (mestrado e doutorado): até 29 de julho

– Engenharia e Ciências Ambientais (mestrado): até 29 de julho

– Engenharia e Ciência dos Materiais (mestrado e doutorado): até 29 de julho

– Engenharia de Processos e Tecnologias (mestrado): até 29 de julho

– Filosofia (mestrado): até 29 de julho

– História (mestrado): até 29 de julho

Mais informações em www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu ou na Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu – Bloco A/sala 313 – Campus-Sede. Telefone (54)  3218-2350.

LÍNGUAS ESTRANGEIRASPLE - Daniela Schiavo (11)

Estudantes do programa UCS Línguas Estrangeiras têm até sábado, 30 de julho, para efetuar as
matrículas pelo sistema online, e até 5 de agosto para proceder a inscrição para o segundo semestre de 2016. Interessados em ingressar como alunos novos podem entrar em contato com o programa também até 5 de agosto. Há possibilidade de extensão do prazo de ingresso se houver vagas remanescentes. As aulas se iniciam no dia 9 e ocorrem em diversos níveis de aprendizado para oito idiomas – alemão, chinês, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e russo. Para os acadêmicos da UCS, os cursos de Línguas Estrangeiras contam, no currículo de graduação, como atividade complementar ou disciplina eletiva. Informações em www.ucs.br/ucs-linguas-estrangeiras.

ESCOLA DE GASTRONOMIA

A Escola de Gastronomia da UCS oferece, em graduação, o curso de Tecnologia em Gastronomia, e, na modalidade de extensão, capacitações e aperfeiçoamentos profissionais em Gastronomia, Gastronomia Funcional, Sommellerie, Panificação e Confeitaria, além de workshops, oficinas e cursos temáticos de curta duração. Entre as inúmeras ofertas para o segundo semestre destacam-se as formações em chef de cozinha internacional, em parceria com o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), e em sommelier internacional, em conjunto com a Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori (FISAR). Ambas instituições possuem reconhecimento para a certificação internacional dos cursos. Informações em www.ucs.br/escola-de-gastronomia.

CURSOS DE EXTENSÃO

A UCS também mantém, permanentemente, uma ampla oferta de cursos de extensão, que contém abordagens específicas para o aperfeiçoamento profissional e pessoal em 12 áreas do conhecimento (veja abaixo), treinamento e qualificação. A curta duração possibilita o atendimento imediato de diferentes demandas do mercado. Para acadêmicos da UCS, as formações em extensão são também consideradas atividade curricular complementar.

– Administração e Negócios; Artes, Arquitetura e Design; Ciências Agrárias e Biológicas; Ciências Econômicas e Contábeis; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Jurídicas; Ciências da Saúde; Comunicação Social; Hospitalidade e Gastronomia; Informática; Letras e Linguística

Informações em www.ucs.br/extensao ou na Central de Atendimento – Galeria Universitária/Campus-Sede. Telefone (54) 3218-2145. Extensaocursos@ucs.br.

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO E BOLSAS DE ESTUDOClaudia Velho-2215

A UCS mantém um conjunto de opções em financiamento estudantil e bolsas de estudo que são disponibilizadas aos estudantes a cada semestre, visando viabilizar a formação com menor investimento direto durante o período de estudos. As modalidades envolvem programas privados (o UCSCRED, da própria Universidade, que também negocia a implantação de outro plano, em parceria com uma instituição do mercado) e governamentais (FIES e ProUni). Os processos seletivos ocorrem conforme condições definidas por edital e dependem dos períodos de disponibilidade de vagas.

Programa de financiamento estudantil – CredIES UCS

Uma nova opção de crédito educativo está à disposição dos acadêmicos da UCS a partir deste semestre. Até o dia 12 de agosto ocorrem as inscrições para o CredIES UCS, financiamento destinado aos alunos de graduação, da modalidade presencial, matriculados em, no mínimo, 16 créditos. A oferta resultou de convênio estabelecido entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Fundação de Crédito Educativo – Fundacred, instituição sediada em Porto Alegre com 44 anos de atuação no segmento. Conheça o Regulamento CredIES UCS.

O crédito concedido corresponderá a 50% do valor das mensalidades do semestre, incluindo a matrícula. A restituição se inicia imediatamente após o término do contrato, em parcelas mensais – a quantidade será correspondente ao número de meses que o financiamento foi recebido. Os valores recebem correção, a título de taxa administrativa, de 0,35% ao mês, computada entre a data de contratação e a efetiva restituição. As parcelas também serão atualizadas conforme os percentuais de reajustes aplicados pela UCS.

Informe-se AQUI sobre as vagas disponíveis, inscrições e critérios de concessão do financiamento. Mais  informações na Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min de segunda a sexta-feira. Fone: (54) 3218-2145; ou pelos e-mails: atendimento@ucs.br.  e contratos@fundacred.org.br.

Programa de financiamento estudantil – UCSCRED

O Programa de Financiamento Educacional criado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) possibilita a ampliação do prazo de pagamento de parte das mensalidades, sem a intermediação do mercado financeiro. A cada semestre são disponibilizadas vagas considerando-se duas modalidades de financiamento: de 75% ou 50% da semestralidade.

Podem candidatar-se estudantes que fazem a primeira graduação e ainda não concluíram 85% da sua grade curricular. O processo de seleção é feito conforme o limite de vagas, por modalidade de financiamento, de cada curso. Somente após concluída a formação o estudante inicia a liquidação do saldo devedor contratado. Em caso de comprovação de situação de desemprego, poderá ser concedido ao egresso tempo de carência de até 12 meses para o início da quitação do débito.

Informações na Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail atendimento@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2145.

Fundo de Financiamento Estudantil – FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação, na educação superior. O percentual de financiamento pode chegar a 100%, com carência de 18 meses para o início da amortização, cujo período pode ser de até três vezes a duração regular do curso + 12 meses. A taxa de juros é de 6,5% ao ano e a UCS oferece vagas pelo programa a cada semestre. Podem se inscrever estudantes que tenham participado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, obtendo média aritmética igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

As inscrições são realizadas exclusivamente no site do FIES (sisfiesportal.mec.gov.br) e para um único curso e turno de graduação. A pré-seleção ocorre em chamada única e lista de espera, divulgadas no endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br. Pelo mesmo site o estudante pré-selecionado deve concluir a inscrição para a contratação do financiamento.

Informações: sisfiesportal.mec.gov.br; www.ucs.br/programa-de-financiamento-estudantil-fies; telefone (54) 3218-2145; atendimento@ucs.br; Central de Atendimento da Galeria Universitária – Campus-Sede – das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Programa Universidade para Todos – ProUni

Desde 2005 a UCS é parceira do Programa Universidade para Todos – ProUni, do governo federal, na oferta de bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. O processo seletivo é conduzido pelo Ministério da Educação, que utiliza a nota do Enem do candidato. Cerca de 4 mil alunos estudam na UCS atualmente com bolsa do ProUni.

Informações: www.ucs.br/graduacao/prouni/; siteprouni.mec.gov.br; atendimento@ucs.br; prouni@ucs.br; telefone (54) 3218.2145 – Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Sede), das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Seguro Educacional

Todo o aluno regularmente matriculado em curso de graduação na UCS está coberto por seguro educacional, dentro das coberturas previstas na apólice, como a perda de renda por desemprego involuntário do responsável financeiro. A cobertura é de até três mensalidades e o seguro não implica ao estudante qualquer despesa extra. Informações: atendimento@ucs.br; (54) 3218-2145; Central de Atendimento (Galeria Universitária do Campus-Aede), das 8h às 21h30min, de segunda a sexta-feira.

Fotos: Claudia Velho, Daniela Schiavo e Vagner Espeiorin.