Agricultura orgânica: evento debate práticas cooperativas na produção de alimentos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/08/2016 | Editado em 01/08/2016

índiceA discussão sobre ética, sustentabilidade e formas de cooperativismo na produção de alimentos norteará os debates do VI Encontro Caxiense para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica e Sustentável e da IV Reunião Sul Brasileira sobre Agricultura Sustentável, na UCS. Os eventos tiveram início na manhã desta segunda-feira (1º), no UCS Teatro, e seguem até a próxima quarta-feira (3). Confira a programação AQUI.

Na palestra de abertura, Helio Luiz Marchioro, mestre em Cooperativismo e diretor Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, destacou que a agricultura orgânica existe por um processo de cooperação mútua entre o homem e a natureza. Marchioro propõe a necessidade da construção de uma nova ordem de produção de alimentos, baseada o espírito cooperativista, onde não haja espaço para o individualismo.

Ainda na abertura das atividades, representando a Reitoria, o professor Dagoberto Vanoni de Godoy considerou uma das principais propostas do evento trazer a humanidade para um eixo mais sustentável de existência, garantindo, assim, a manutenção do planeta para as próximas gerações. Já a professora Valdirene Camatti Sartori, do comitê de organização, ressaltou o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do encontro, que chega à 12ª edição em 2016.

Tanto o Encontro Caxiense para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica e Sustentável como a Reunião Sul Brasileira sobre Agricultura Sustentável são espaços de discussão de modelos alternativos existentes no manejo do solo e no controle de doenças e pragas, além da ética e sustentabilidade social e ambiental. Objetivam, ainda, propor a adoção de atitudes para a garantia de um ambiente equilibrado onde se produzam alimentos de melhor qualidade.

Foto: Josmari Pavan