Exposições do Campus 8 integram a 9ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/08/2016 | Editado em 09/08/2016

A partir do dia 10 de agosto, o Campus 8 – Centro de Artes e Arquitetura passa a contar com duas exposições que integram a programação da 9ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul, promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura: “Ásia, Sudeste…”, de Ilka Filippini e “Os Fios de Luz”, de Clara Koppe. Elas serão abertas às 19h40min do dia 10, com palestra das artistas, no auditório Marelli.

IMG_2167 (2) [Ilka Filippini]
Foto: Ilka Filippini
As imagens que compõem a exposição fotográfica “Ásia, Sudeste…” (foto ao lado) foram capturadas durante viagem realizada por Ilka Filippini, em janeiro de 2014, durante sua participação na Art Tour – Uma viagem de contemplação e arte, com foco na arte budista e tribal, guiada por Tiffani Gyatso, pintora de Tankas (pintura do Budismo Tibetano) e artista contemporânea.

Durante a viagem, Ilka visitou a Tailândia, Mianmar ou Birmânia, Vietname e Camboja. Entre os objetivos da exposição, segundo Ilka, está o de sensibilizar as pessoas sobre as diferenças dos povos do Sudeste Asiático em relação aos povos do Ocidente, “buscando lançar questões sobre a nossa própria cultura e, dessa forma, gerar sentimentos de compaixão e amor entre os seres”. Essa exposição poderá ser visitada de 11 a 31 de agosto, na Galeria de Arte do Campus 8.

 

Já a exposição “Os fios de luz”, de Clara Koppe (foto abaixo), tem texto de apresentação do professor Dr. Jayme Paviani e expografia de Valéria Rheis. Trata-se do resultado do trabalho, iniciado em 2013 e desenvolvido até hoje, sob a orientação da artista visual Anico Herskovits. As composições fotográficas apresentadas na exposição surgiram de imagens descartadas de fotografias Pinhole produzidas pela artista e que foram recortadas, coladas e costuradas nos anos de 2015 e 2016. As fotografias foram construídas sobre traços arquitetônicos, bicicletas, ferros velhos, manequins e outras imagens reais, de dimensões urbanas, imagens pensadas, dirigidas por fios que funcionam como focos de luz que vão ao encontro do belo. A exposição poderá ser visitada também de 11 a 31 de agosto, no hall inferior do Campus 8.

_DSC3638 Clara Koppe [Crédito Foto Itália]
Foto Itália