Orquestra Sinfônica apresenta projeto “Wolfgang Amadeus Mozart” em Vacaria e em Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/08/2016 | Editado em 12/07/2017

A Orquestra Sinfônica da UCS realiza, na próxima semana, os últimos dois concertos do projeto de Lei Rouanet, “Wolfgang Amadeus Mozart: a trajetória de um gênio”: na segunda-feira, dia 15, o concerto será na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria, e na quinta-feira, dia 18, na Igreja Sagrada Família, em Caxias do Sul. Os concertos têm início às 20 horas e têm entrada franca.

A regência é do Maestro Diego Schuck Biasibetti e os solos são dos músicos da Orquestra Sinfônica Giovani dos Santos e Leonardo Bock – violino e Fabiane de Oliveira, flauta. O espetáculo conta ainda com a participação especial de Raquel Fortes (soprano) e do ator Sidnei Staudt, responsável pelas intervenções cênicas do concerto, interpretando o compositor em uma proposta que oferece momentos de diversão por meio da música de concerto.

Esse projeto – já apresentado nas cidades de Farroupilha, Nova Prata e Bento Gonçalves – tem como objetivo levar a música de concerto às comunidades incluindo, além da performance da orquestra e de seus solistas, elementos cênicos e audiovisuais, para assim contar, em etapas, alguns dos fatos que relatam a vida extremamente produtiva, porém breve, de Mozart: a começar pela infância até sua fase adulta. O repertório escolhido retrata estes momentos e mostra, também, as várias formas de compor música em seus mais diferentes gêneros, característica muito evidenciada na obra de Mozart. Sua extraordinária produção contendo 626 obras catalogadas está repleta de peças que exibem estas formas.

Para marcar os momentos de cada fase da vida de Wolfgang Amadeus Mozart, o repertório foi dividido em três partes: a descoberta do menino prodígio; a fase adulta com incessantes viagens com momentos de grande prestígio e outros de instabilidade financeira e seus últimos anos de vida.

Foto: Pedro Gilles