Guia ilustrado aprofunda conhecimentos sobre cigarrinhas na cultura da ameixeira no RS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/08/2016 | Editado em 17/08/2016

Cigarrinhas Capa

Pôster apresentado no Encontro de Pesquisadores da UCS em 2015 sobre a pesquisa que deu origem ao livro.
Pôster apresentado no Encontro de Pesquisadores da UCS em 2015 sobre a pesquisa que deu origem ao livro.

Uma parceria entre a UCS, a PUC/RS, a Universidade de São Paulo e a Embrapa Uva e Vinho coloca à disposição do setor produtivo mais uma ação de transferência de tecnologia. Está sendo lançado pela editora União Sul-Americana de Estudos da Biodiversidade (USEB) o livro “Guia Ilustrado: Cigarrinhas na Cultura da Ameixeira”, um dos resultados do Projeto “AMEIXA – Aspectos Epidemiológicos da Escaldadura das Folhas da Ameixeira no Rio Grande do Sul”, coordenado pelo professor Dr. Wilson Sampaio de Azevedo Filho, do Laboratório de Entomologia, e desenvolvido na UCS. O livro aborda a cultura da ameixeira, sua origem e importância, assim como a identificação das principais cigarrinhas – insetos fitófagos, ou seja, que se alimentam de plantas – , potenciais vetoras de fitopatógenos, relacionando esses insetos com doenças e outros danos econômicos.

A obra é uma contribuição para o estudo das cigarrinhas associadas à ameixeira, com informações sobre a bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença Escaldadura das Folhas da Ameixeira (EFA), e aborda também seu modo de transmissão e sua especificidade com os vetores, entre outros aspectos.

As ilustrações e desenhos do livro possibilitam a compreensão das estruturas mencionadas para que leigos e profissionais possam ter uma maior facilidade na identificação das espécies citadas. “Espera-se que, a partir desse trabalho, a identificação apurada das principais cigarrinhas de ameixeira seja possível,  juntamente com a disponibilidade de informações inovadoras e úteis sobre o hábito, ciclo de vida, principais métodos de coleta e morfologia”. O professor Wilson também destaca que “o material é uma mistura de “Ciência & Arte” com pranchas desenhadas, utilizando-se as técnicas com lápis grafite e de cor aquarelável”.

Prancha 3Prancha 1Prancha 2Prancha 4De relevância para estudantes de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal e demais áreas aplicadas, além de interessados em aprender sobre a cultura da ameixeira, taxonomia e coleta das cigarrinhas, o trabalho é uma ferramenta fundamental como subsídio para os pesquisadores que necessitem implementar medidas de controle desses insetos.

O livro tem ainda, como autores, Adriana Tolotti (Laboratório de Entomologia da Unisinos), Gervásio Silva Carvalho (Laboratório de Entomologia da PUC/RS), Cristiane Müller (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow AgroSciences Industrial Ltda.), Marcos Botton (Laboratório de Entomologia da Embrapa Uva e Vinho) e João Roberto Spotti Lopes (Laboratório de Insetos Vetores da USP).