Exposição “Encontros e mutações” traz imagens produzidas por acadêmicos de Artes Visuais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/08/2016 | Editado em 17/08/2016
Primeira imagem

“Encontros e mutações” é o título da exposição do trabalho de 13 acadêmicos dos cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado, desenvolvido no primeiro semestre desde ano na disciplina “Curadoria e Mediação de Arte”, ministrada pela professora Mara Galvani. A exposição estará aberta ao público,  29 de agosto a 30 de setembro, no Escritório de Arte e Criatividade Jaque Pauletti.

A disciplina propõe o estudo dos sistemas da arte, a curadoria, a produção de exposições e a inserção do artista visual nos espaços de arte, buscando também possibilitar aos estudantes vivenciar e experimentar a curadoria, através de atividade que exercitam o trabalho de seleção de obras e montagens de exposições, discutindo os papéis dos diferentes autores e instituições envolvidos no processo: artistas, curadores, críticos, marchands, galeristas, ateliers, institutos, museus, galerias e acervos de arte.

Imagem número 13

A exposição é composta por 13 imagens produzidas pelos 13 participantes que, ao mesmo tempo em que são autores da obra coletiva, são também curadores da mostra. “Encontros e Mutações” apresenta a linguagem fotográfica como meio de criação, construído a partir do trabalho do outro ou com o trabalho do outro. Desse modo, da primeira à última imagem, cada um dos autores, num processo coletivo e colaborativo, apropria-se da imagem digital produzida pelo autor anterior, sobrepondo-a em seu trabalho ou, ao contrário, inserindo o seu trabalho na imagem recebida e assim, sucessivamente. Por isso, na exposição, ao invés de as 13 imagens, que compõem a obra, estarem identificadas pelos nomes de seus autores, estão colocadas, sequencialmente, convidando que o olhar do visitante percorra da primeira a décima terceira fotografia. Neste percurso, se a autora da imagem número 1 escolheu um dia ensolarado, no interior de Caxias do Sul, para trazer a cena do momento em que quatro bois se alimentam e um deles olha para o foco da câmera deixando sua língua à mostra, como se estivesse exibindo-a para a fotógrafa no instante em que a imagem é captada, o autor da última imagem insere, em seu trabalho, um recorte da fotografia anterior, de número 12, dando segmento à forma do objeto capturado no Campus 8. Da imagem rural inicial, produzida pela primeira autora à imagem número 13, que chega ao Campus 8, outras 11 imagens, ora verticais, ora horizontais, ora coloridas, ora variando a dimensão inicial, vão surgindo desses encontros e apresentando suas mutações.

A exposição pode ser conferida na Rua Inocente de Carli, 963, Bairro Cinquentenário, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16 horas.