7ª Roda de Conversas Sobre Migrações, nesta quinta-feira, a partir das 14h.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/08/2016 | Editado em 24/08/2016

Roda de conversa aberta à comunidade vai enfocar relações entre fenômenos migratórios e desenvolvimento econômico, participação da mulher e interação entre diferentes culturas.

Imigrantes2A relação entre as migrações e o desenvolvimento econômico, a reformulação da identidade da mulher no contexto dos fenômenos migratórios, a interação entre diferentes culturas serão, entre outros, tema da 7ª Roda de Conversas Sobre Migrações, promovida pelo Núcleo de Estudos Migratórios da UCS e pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). O encontro, aberto à comunidade, ocorre nesta quinta, dia 25, às 14h, na sala 104 do Bloco H do Campus-Sede da Universidade.

A abordagem Migrações Internas: uma experiência etnográfica, que será conduzida pela doutora em antropologia social e professora da UCS Beatriz Kanaan, resulta dos estudos da pesquisadora acerca dos fenômenos migratórios registrados a partir da industrialização de Caxias do Sul e região.
De acordo com Beatriz, a relação entre migração e progresso econômico se confirma nas regiões caracterizadas pela ocupação por migrantes desde a constituição das primeiras comunidades, como é o caso da serra gaúcha. Isso porque as populações que se deslocam para se fixar em uma nova localidade o fazem propensas ao trabalho, uma vez que deixam seu território de origem, em geral, pelas dificuldades de autossustento – no caso das migrações internas do RS, em especial as decorrentes da falta de oportunidades profissionais.

A professora também pretende enfocar a importância do papel da mulher nos contextos migratórios, segundo ela, muito mais protagonista do que entende o senso comum, seja participando da decisão familiar de se instalar em outra região ou impulsionando o cônjuge a ser o precursor na busca de trabalho em outra cidade. Além disso, a entrada da mulher em um mercado de trabalho que absorve a mão de obra feminina (diferentemente da condição anterior em que vivia) acaba por proporcionar-lhe um papel familiar e social mais atuante.

Imigrantes1
Iniciativa decorreu de pesquisa sobre migrantes internacionais, a partir da ocorrência de deslocamentos de senegaleses e haitianos para a região nos últimos anos.

Encontros regulares

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Migratórios da UCS, professora Vania Herédia, as rodas de conversa sobre migrações surgiram do interesse de acadêmicos do ensino superior, estudiosos do tema, leigos e religiosos em aprofundar o debate teórico a partir dos encontros produzidos pela pesquisa Os Migrantes Internacionais, realizada pela UCS em parceria com o Centro de Atendimento ao Migrante.

A iniciativa se iniciou em 2015, com a realização de quatro rodas e do II Encontro Regional de Mobilidade Humana e Dinâmicas Migratórias na Universidade. Os debates são coordenadas pela professora Vania Herédia, pela coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Maria do Carmo Santos Gonçalves, e pelos acadêmicos Isaias Klipp e Lucas Verza.

Fotos: Claudia Velho/arquivo UCS