Projeto de Orientação Vocacional com inscrições abertas até 2 de setembro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/08/2016 | Editado em 24/08/2016

Oferecer orientação e reorientação vocacional à comunidade acadêmica e regional, a fim de auxiliar os indivíduos no processo de escolha vocacional e profissional. Esse é o objetivo do Projeto de Orientação Vocacional oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA). O programa é destinado a alunos do 2º e do 3º anos do ensino médio, vestibulandos, universitários e adultos em fase de reorientação profissional.

As atividades são realizadas através de encontros grupais, uma vez por semana. Cada encontro tem duração de duas horas, sendo que o primeiro (entrevista inicial) e o último (entrevista devolutiva) são individuais. Os grupos são formados por até 12 participantes e têm duração média de 10 encontros, que podem ser expandidos, quando necessário, sempre com a finalidade de respeitar e atender às peculiaridades e ao ritmo de cada grupo. As reuniões são às segundas-feiras (às 18h30min), às terças-feiras (às 14 horas), às quartas-feiras (às 16 horas), às quintas-feiras (às 19h30min) ou às sextas-feiras (às 18h15min).

Nos encontros são realizadas dinâmicas, jogos e atividades em grupo, bem como exercícios individuais e os testes QUATI – Questionário de Avaliação Tipológica e TVI – Teste Visual de Interesses, que têm como foco trabalhar o autoconhecimento, o mundo do trabalho e o processo de escolha, suas influências, implicações e consequências.

A coordenação de cada grupo é feita por dois estagiários do curso de Psicologia, com supervisão da professora Sandra Maria Poloni, coordenadora do projeto.

As inscrições, até 2 de setembro, podem ser feitas na secretaria do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), na sala 117 do Bloco E, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 22 horas.