Acuarela Del Sür estreia nesta terça-feira, no UCS Teatro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/08/2016 | Editado em 12/07/2017

Lucio Yanel - Cred. Aline SchwarzboldO espetáculo “Acuarela Del Sür”, que reúne Lucio Yanel e o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS, terá sua estreia na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, às 20h30min, no UCS Teatro, com entrada franca. A apresentação também comemora os 15 anos do UCS Teatro, inaugurado em 2001.

A realização do espetáculo no UCS Teatro será uma dupla comemoração: a celebração de um espaço que representa um pilar no desenvolvimento cultural de Caxias do Sul, pelas possibilidades de diferentes produções de grandes eventos tanto acadêmicos quanto artísticos e o surgimento de um projeto que foi idealizado para registrar e divulgar as cores que compõem os ritmos que nutrem e representam a identidade folclórica do Sul do Brasil, com uma roupagem sinfônica que integra o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS à “guitarra” de Lucio Yanel, com os arranjos de Daniel Sá.

“Acuarela Del Sür” – expressão que nos remete às origens da música pampeana e às influências que nossos vizinhos exerceram e exercem sobre o gaúcho do Rio Grande do Sul – apresenta composições autorais de Lucio Yanel que formam um mosaico musical do Continente Sul-Americano, de ritmos e sotaques onde se misturam zambas, chacareiras, chamamés, milongas e tangos, com o especial toque de ancestralidade. Em sua essência, mais do que um espetáculo musical, o que estará no palco é a representatividade de uma identidade cultural.

Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. Passou 35 anos de sua carreira percorrendo a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. É um investigador, um estudioso, e sua obra é uma significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica. Seu trabalho é, na verdade, uma das bases que sustentam a musicalidade do Estado.

Esse concerto/show une o popular com o erudito, com a presença do Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS. Os arranjos foram feitos para reproduzir uma unidade entre a música folclórica e a orquestral, criando uma sinergia entre as cordas dos violinos, viola, violoncelo e contrabaixo com a sonoridade única da “guitarra” de Lucio Yanel. Essa proposta tem a intenção de extrapolar fronteiras e chamar a atenção de outros olhares. O repertório foi pensado como roteiro de uma história a ser contada, por meio dos ritmos musicais de diferentes regiões da América do Sul que compõem a nossa cultura.

O projeto tem o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Nordeste-RS e das empresas Randon.

Foto: Aline Schwarzbold