Laboratório de Análise Biomecânica do Movimento Humano oferece um novo serviço às empresas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/08/2016 | Editado em 02/09/2016

O Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas ao Movimento Humano inicia um novo atendimento às empresas através do Laboratório de Análise Biomecânica do Movimento Humano. Criado em agosto de 2012 com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e o apoio das Empresas Randon, de Caxias do Sul, o laboratório oferece procedimentos ergonômicos, promovendo análises e gerando laudos e relatórios.

A aplicação da ergonomia – ciência que ajusta o trabalhador às condições laborais, numa tentativa de fazer com que o empregado permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício da função – assegura às empresas o desempenho dos funcionários em seu local de trabalho, garantindo a qualidade de vida, saúde e bem-estar desses funcionários e, como consequência, prevenindo a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho.

O coordenador do Instituto, professor Ricardo Rodrigo Rech, explica que o Laboratório de Análise Biomecânica do Movimento utiliza imagens tridimensionais para a avaliação de qualquer tipo de movimento, desde o gesto esportivo até um movimento de trabalho. “São sete câmeras integradas a um software que realizam a leitura por meio de sensores posicionados em pontos anatômicos específicos, conforme o movimento a ser realizado”. Os equipamentos permitem que sejam obtidas informações detalhadas sobre as características biomecânicas do movimento, com alto grau de precisão.

Para fornecer o laudo, “uma equipe de profissionais do Instituto  – médico, professor de educação física e técnico do laboratório – analisa os músculos utilizados, a simetria entre os lados direito e esquerdo e outros componentes biomecânicos que podem afetar ou não o sistema musculoesquelético do trabalhador”, conforme explica o diretor do Instituto. O serviço pode ser solicitado por indicação médica ou por solicitação da empresa ou do funcionário, no caso de um processo trabalhista, por exemplo. Tanto a empresa como o trabalhador são beneficiados com a avaliação, pois, conforme ressalta o professor Rech, “podemos analisar se o movimento realizado tem maior ou menor probabilidade de gerar algum problema musculoesquelético para o trabalhador”. Para o empregador, a utilização correta das técnicas adotadas no trabalho garante colaboradores e um meio ambiente favoráveis para a execução de tarefas, numa redução de gastos com afastamentos e reposições da mão de obra por problemas de saúde ou acidentes do trabalho.