Acadêmicos da UCS participam da 3ª Jornada Parlamentar do Legislativo caxiense.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/08/2016 | Editado em 31/08/2016

2016-08-29 - Jovem Parlamentar - Jéssica Cogo (29)Os 12 acadêmicos de Instituições de Ensino Superior – seis da UCS – que participaram da 3ª Jornada Parlamentar do Legislativo caxiense, realizada nesta segunda-feira, 29 de agosto, tiveram a educação como foco na apresentação da maioria das propostas. Os jovens parlamentares demonstraram desejo de ampliar a acessibilidade, reduzir o preconceito e fortalecer o acesso da população a diferentes conhecimentos e línguas. Todas as proposições foram aprovadas. Grande parte recebeu voto unânime do plenário e algumas matérias foram aprovadas com o aval da maioria dos 12 alunos-vereadores participantes.

O Programa Jovem Parlamentar busca estimular o envolvimento da juventude nas atividades legislativas. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma Jornada Parlamentar (momento em que ocorre o exercício do mandato em plenário).

Participantes e propostas

  •  André Sebben Ramos: UCS/Jornalismo – 25 anos. Proposta: “Criar o fórum online de participação chamado Rede Cívica”.
  • Caroline Santi Pegoraro: UCS/Jornalismo – 18 anos. Proposta “Incentivar a doação de sangue por meio de desconto de 2% no Imposto Predial Territorial Urbano”.
  • Dagoberto André dos Santos Júnior: UCS/Direito – 18 anos. Proposta: “Rever políticas educacionais com propósito de auxiliar no combate ao preconceito”.
  • Fernando de Souza Ferreira: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 27 anos. Proposta: Sugere que o município promova palestras nas escolas sobre relações de consumo, informando o que as empresas podem ou não realizar e quais são os direitos dos cidadãos consumidores.
  • Ismael Chimello dos Santos: UCS/Engenharia de Produção – 23 anos. Proposta: “Oferecer inglês comunitário para estudantes de baixa renda, em Centros de Ensino de Língua Inglesa (CLI’s)”.
  • Jéssica Scopel Signorini: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 17 anos. Proposta: Institui o programa “Aprender é plural”. Inspirado em iniciativa análoga de São Paulo, ele busca inserir imigrantes de diversas etnias, no contexto local. No caso caxiense, seria aproveitada a sala das comissões da Câmara Municipal, onde hatianos e senegaleses, por exemplo, compartilhariam com a cidadania idiomas e culturas diversas.
  • Júlia Canalli: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 20 anos. Proposta: “Acresce dispositivo ao Código de Posturas, permitindo que escolas utilizem terrenos baldios e sem uso, de propriedade do município, para hortas a serem cultivadas por alunos do 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental”.
  • Luis Gustavo Damo: UCS/Jornalismo – 24 anos. Proposta: “Proibir a utilização, fabricação e distribuição de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente no segmento do comércio”.
  • Mario Henrique da Rocha: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 27 anos. Proposta: “Conceder o selo de acessibilidade a empresas que tenha a estrutura adequada ao acesso de pessoas com deficiência”.
  • Rafael de Almeida Padilha: UCS/Comércio Internacional – 22 anos. Proposta: “Criar uma escola de Libras na Câmara Municipal, para ensinar a comunidade a melhor se comunicar com surdos”.
  • Sabrina Cado: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 24 anos. Proposta: “Na grade curricular do 9º ano de escolas municipais, incluir a disciplina de cidadania e deveres, com ensinos básicos de conteúdos jurídicos e de política”.
  • Vinícius Ferla: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 23 anos. Proposta: “No Plano Diretor do Município, acrescentar um sistema cicloviário caxiense, de forma complementar às vias públicas”.

Foto: Jéssica Cogo/Divulgação