Obra sobre “Moda, Música e Sentimento” será lançada no Campus 8.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/09/2016 | Editado em 02/09/2016

Um encontro com os organizadores e autores do livro “Moda, Música e Senlivro101timento” (Estação das Letras e Cores Editora) marcará o lançamento da obra, na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, no Campus 8. A atividade será realizada na Sala Marelli, às 19h45min.

O livro apresenta o universo identitário de distintas manifestações culturais marcadas pela relação entre gênero musical e indumentária. Neste contexto, aspectos históricos, étnicos e comportamentais característicos de determinadas expressões artísticas fundem-se em uma visão complementar sobre algumas práticas em diferentes territórios. A moda é abordada por uma significação ampla, traduzida através de diferentes linguagens indumentárias. A música atua como instrumento catalizador de ações socioculturais, vinculada a períodos históricos e regionalismos. Com uma abordagem apoiada na construção cultural como reflexo de emoções, relações sociais e pessoais, o livro apresenta algumas perspectivas sobre o tema através do contributo de diversos autores.

A organização é de Rafaela Norogrando e Alfonso Benetti e traz capítulos sobre:

– Linguagens, emoções e memórias: relações entre música e moda, de Alfonso Benetti e Rafaela Norogrando;
– Estética do inverno: moda e música no Sul do Brasil, de Ana Mery Sehbe De Carli e Patrícia Pereira Porto;
– Por dentro da “moda”: impressividade e indumentária na caipiridade, de Alexsander Jorge Duarte;
– Moda, corpo e música no Baile Black Bom, de Cíntia Sanmartin Fernandes, Luciana Xavier e Micael Herschmann;
– Capa e Canção em Coimbra, de Rui Filipe Duarte Marques e Rafaela Norogrando;
– A ancestralidade incorporada no estilo afro-baiano: um espetáculo de resistência e insurreição, de Rita de Cassia Maia da Silva;
– “E a sua roupa nova, é só uma roupa nova”: A relação entre o discurso lítero-musical do Rock Brasileiro com a Moda, de Cristina Roberto;
– Fado, imagem, emoção, de Sara de Melo Pereira;
– Vestir el Flamenco. Cultura, historia, arte y mercado, de Cristina Cruces-Roldán.

Sobre os organizadores

Rafaela Norogrando é doutora em Design pela Universidade de Aveiro e mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra. Graduada pela UCS, tem publicações relacionadas a museus de moda e exposições. É autora do blog “i-material: Moda.Design.Museu.Cultura.Sociedade.Patrimônio.Humanidade”. Foi curadora da exposição temporária “xi-coração”, no Museu Nacional do Traje (Portugal) e idealizadora e coordenadora-geral do Little Dress Project. É pesquisadora associada ao ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, docente na Universidade da Beira Interior (Portugal) e da ESAD-Matosinhos (Portugal) e membro do ICOM-PT (Portugal).

Alfonso Benetti é doutor em Música e pesquisador pela Universidade de Aveiro e do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (Portugal). Seu foco de investigação envolve temáticas relacionadas à performance, área na qual atualmente desenvolve pesquisa sobre expressividade musical. Neste âmbito, tem participado de inúmeras conferências (Alemanha, Brasil, Inglaterra, Espanha e Portugal) e publicado em importantes revistas. Atualmente desenvolve trabalho de pós-doutorado, projetos de investigação, orientações científicas e promove eventos na área acadêmica. Como pianista, realiza concertos pelo mundo e atua como integrante em grupos de música de câmara. É membro da direção e sociofundador da Culturcentro – Associação de Desenvolvimento Artístico (Coimbra-Portugal).