Artista e professor Sergio Lopes expõe “Registros Antropomórficos” no Campus 8.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/09/2016 | Editado em 06/09/2016

FullSizeRenderO artista e professor dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda, Sergio Lopes, apresenta uma exposição inédita no Campus 8. Intitulada “Registros Antropomórficos”, a exposição traz texto apresentado pela professora Dra. Silvana Boone e ocupa dois espaços do Campus 8: o Gabinete do Reitor e a Galeria de Arte do Centro de Artes e Arquitetura. Ela permanece aberta à visitação até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22h30min.

Composta por nanquins e aquarelas sobre papel Hanemülle e pastéis sobre linho, a exposição aborda tema desenvolvido pelo artista em seus últimos trabalhos ao explorar, em sua obra, o antropomorfismo, criando uma história. De acordo com Sergio Lopes, tudo gira em torno de supostas ilustrações antigas e registros de um psiquiatra sobre seus pacientes, encontrados em algum sótão ou antiquário. As anotações em forma de desenho registram casos de Licantropia, distúrbio que na psiquiatria é atribuído ao indivíduo que pensa ser ou ter sido transformado em qualquer animal. Diz Lopes: “O termo provém do grego lykánthropos. Assim, esses ‘registros antropomórficos’ mostram, através de ilustrações, como esses pacientes se viam…”.

O artista lembra que nos tempos medievais, período em que a psiquiatria ainda não existia, surge, por exemplo, o mito/folclore do Lobisomem. Assim, para conferir uma alta dose de credibilidade e consistência ao trabalho, Sergio Lopes realizou uma intensa pesquisa tanto quanto ao conteúdo psiquiátrico em questão como na elaboração dos desenhos, passando pelo suporte utilizado. As pinturas, por sua vez, em grandes dimensões, em pastel sobre linho, tratam o tema de forma mais leve e seguem o olhar do artista em contraponto aos desenhos que pretendem abordar mais o ponto de vista do suposto psiquiatra.

Crédito das imagens: Sergio Lopes