Veja como foi o painel com os candidatos a prefeito de Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/09/2016 | Editado em 06/09/2016

Educação, Cultura, Saúde, Inovação e Desenvolvimento foram as áreas abordadas no painel “Diálogos com a Cidade”, realizado na noite desta segunda, no Campus-Sede, com os candidatos a prefeito de Caxias do Sul.

ASSISTA!

A Universidade de Caxias do Sul promoveu, na noite desta segunda, dia 5, o painel Diálogos Sobre a Cidade com os candidatos a prefeito de Caxias do Sul Assis Melo (PCdoB), Daniel Guerra (coligação Caxias, Força e Coragem!), Edson Néspolo (coligação Caxias para Todos), Francisco Corrêa (PSOL), Pepe Vargas (PT) e Vitor Hugo Gomes (REDE).

Alinhado à diretriz institucional de inserção social, o encontro teve o propósito de conhecer as proposições de cada candidatura, para o município, nas áreas de Educação e Cultura, Saúde, e Inovação e Desenvolvimento – consideradas prioritárias à comunidade universitária.

Tendo como público-alvo estudantes, professores e funcionários da Universidade, a atividade reuniu cerca de 700 pessoas, lotando as dependências do UCS Teatro, no Campus-Sede. Para o público em geral, foi disponibilizada transmissão online pelos canais da Instituição.

Promoção da cidadania

Na saudação de abertura, o reitor Evaldo Kuiava destacou a fundamentação da iniciativa no posicionamento institucional da UCS como formadora de pessoas e promotora da cidadania, sendo o painel um ato formativo pautado pela participação da universidade acadêmica.

“A universidade é, por excelência, o espaço para a pluralidade de ideias e a universalização do conhecimento. É fundamental estabelecer o diálogo entre a comunidade acadêmica e o poder público sobre temas que envolvem a instituição e se estendem à sociedade – desde a Educação Superior até as contribuições para o desenvolvimento econômico regional. Acima de tudo, se trata do exercício de práticas cidadãs que sempre caracterizaram a nossa atuação”, definiu.
Lembrando que, a partir do próximo ano, o candidato eleito assumirá a representação da Prefeitura no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, passando a deliberar sobre a instituição, o reitor reforçou a disponibilidade da UCS em ajudar o poder público e a comunidade no desenvolvimento de Caxias do Sul.

Bloco de perguntas feitas pela gestão da Universidade de Caxias do Sul

Tema: Educação/Cultura – reitor da UCS, Evaldo Kuiava
Uma sociedade desenvolvida depende de uma formação cultural e educacional de qualidade. A Universidade de Caxias do Sul, desde a sua fundação, já formou cerca de 100 mil pessoas, que atuam nas mais diversas áreas, incluindo na Educação Básica. Abrangendo geograficamente uma área composta de mais de 1,3 milhão de habitantes, a UCS forma professores que atendem a toda a rede escolar da regiãoNordeste do Estado do Rio Grande do Sul. De fato, todos sabemos da importância da Educação Básica de qualidade, pautada por princípios éticos e humanos.
Quais as ações pontuais de seu governo para o incremento, desenvolvimento e qualificação da Educação Básica na cidade de Caxias do Sul e o fomento à cultura?

Tema: Saúde – diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira
O município de Caxias do Sul é destaque, no Estado do Rio Grande do Sul, pela assistência à saúde da população através do Sistema Único de Saúde. Porém, possui superlotação em seus hospitais, falta de leitos hospitalares e gargalos na assistência pré-hospitalar. A atual crise nacional causou, em Caxias do Sul, demissões de muitos funcionários, que abandonaram os planos privados de saúde e começaram a utilizar o Sistema Único de Saúde, sobrecarregando o atendimento hospitalar situação já observada nos hospitais de Caxias do Sul. Tal crise elevou os insumos médicos hospitalares, dificultando ainda mais o custeio dos hospitais deste município. Para agravar, os hospitais filantrópicos tiveram cortes de repasses de recursos por parte do Estado, ocasionando extrema dificuldade financeira e fechamentos e intervenções em diversos hospitais do Rio Grande do Sul. Ademais, tem-se o conhecimento de que tabela de procedimentos do SUS está congelada há mais de 20 anos e de que a União e o Estado terão dificuldades em cumprir o orçamento estipulado para o próximo quadrimestre. Constata-se, portanto, um cenário extremamente preocupante e que carece de recursos.
Qual é o planejamento de seu governo para manter o atendimento de saúde aos municípios desta região, com qualidade e resolutividade, e como a sua gestão resolverá a falta de recursos financeiros dos hospitais de Caxias do Sul que prestam atendimento pelo SUS?

Tema: Inovação/Desenvolvimento – pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli
A Universidade de Caxias do Sul, em dezembro de 2015, inaugurou o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, que integra um ecossistema de Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação, envolvendo o poder público e o setor empresarial, na busca de soluções para o desenvolvimento. Mais uma vez, a UCS vem corroborar o seu compromisso com o progresso da cidade e da região, fomentando a inovação e o empreendedorismo.
Quais as ações de seu governo para o incentivo ao empreendedorismo e à inovação?

BLOCO DE PERGUNTAS DOS ESTUDANTES

A terceira parte foi dedicada às perguntas formuladas por estudantes da UCS, duas sorteadas entre as encaminhadas pelos diretórios acadêmicos e a terceira feita pelo Diretório Central dos Estudantes.

Em Educação/Cultura, foi escolhida a questão do DA de Gastronomia:

O Ensino Fundamental e Médio no Brasil é de péssima qualidade. Sistemas de cotas são criados, mas isso não acaba com o abismo entre o ensino de qualidade privado e o caos qualitativo do ensino público. Quais suas propostas para essa questão?

Na área da Saúde, o sorteio contemplou o DA de Enfermagem:

Sabemos que a melhora das condições da área da saúde não dependem só do município, mas do Estado. Porém, é um assunto que deve ter grande relevância nas vossas propostas de campanha. Como vocês pensam em agir, após eleitos, visando à área da saúde pública? Por que há tanta dificuldade em fazer melhorias na área da saúde pública? Nós, enquanto estudantes da graduação e futuros enfermeiros, temos uma gama de novas ideias e uma vontade enorme de mudanças. No mandato de vocês haverá abertura para melhorias na saúde pública e para a aceitação de novas ideias?

Em Inovação/Desenvolvimentofoi apresentado o questionamento do Diretório Central de Estudantes:

Ao tratarmos de ensino superior, precisamos debater de forma distinta o acesso e a permanência. Garantir a permanência dos estudantes na universidade perpassa por inúmeros fatores. Neste sentido, queremos saber dos candidatos: Qual será seu compromisso em relação à manutenção do transporte público no interior do campus universitário e na permissão ao acesso da comunidade em geral à UCS, tendo em vista que a Prefeitura Municipal é uma das mantenedoras da Universidade e, além de outros recursos públicos investidos na UCS e doações, doou recentemente uma grande área para a implantação do TecnoUCS?