Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 destaca docente da área de Engenharia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/09/2016 | Editado em 15/09/2016

ademir-zattera-daniela-schiavo-8956O professor Ademir José Zattera, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PGEPROTEC), recebe, no dia 6 de outubro, o prêmio Pesquisador Gaúcho 2016, na categoria “Pesquisador Destaque na área da Engenharia”, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS. A solenidade de premiação será realizada às 20h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

O Prêmio Pesquisador Gaúcho foi criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, e, nesta edição, irá agraciar 10 cientistas com relevantes contribuições. A premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.

Esta é a sexta edição do Prêmio que contempla seis áreas do conhecimento na modalidade Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química. Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, o Prêmio tem uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela UNESCO, para celebrar em 2016, a busca de soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

Para Ademir Zattera – que tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos temas como reciclagem, reaproveitamento de resíduos poliméricos industriais e urbanos, compósitos e nanocompósitos – “a UCS é que foi agraciada com esse prêmio, fruto de uma política de apoio à pós-graduação stricto sensu, que, no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia se iniciou em 2005. Agora estamos colhendo os frutos. E o meu agradecimento é para todos que colaboraram para que a UCS recebesse este prêmio. Em especial aos meus colegas pesquisadores, funcionários e alunos”.

Realizar parcerias é uma das habilidades do professor Ademir Zattera, desde o início de sua carreira na docência, em 1992. Ele foi aluno da primeira turma do curso de Engenharia Química da UCS e sua experiência como pesquisador se fortaleceu quando trabalhou na Divisão de Pesquisa (DIPESQ), na empresa COPENE S.A. (hoje parte do grupo BRASKEM) no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. De volta a Caxias do Sul, foram os projetos de pesquisa por ele coordenados que ajudaram a fomentar os investimentos na área de Exatas e Tecnologia da UCS. Exemplo disso é a infraestrutura dedicada à área de Polímeros, que tem um dos maiores laboratórios da Universidade. “Hoje, essa estrutura é utilizada pelo curso de Tecnologia em Polímeros, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, pelo mestrado e doutorado em Materiais e também pelo mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologia”, enfatiza.

As parcerias, com os seus orientandos nos programas de pós-graduação stricto sensu, permitem ao professor diversificar a sua área de atuação e atuar em projetos nas linhas de pesquisa: reciclagem, compósitos e nanocompósitos. Para o professor, trabalhar com as áreas de compósitos e nanocompósitos é atuar em pesquisas que buscam soluções alternativas para a indústria, a partir de materiais naturais, como a fibra de curauá, sisal, resíduos de celulose e biomassa de diferentes origens. “Com os compósitos é possível fazer laminados para a indústria automotiva, blindagem de veículos militares e civis, por exemplo. Já a nanotecnologia pode ser utilizada em diversas áreas, como a área de cosméticos, eletrônica, biomateriais e produtos para aeronáutica e indústria química em geral”.

Premiados
Pesquisador Destaque:
Engenharia: Ademir José Zattera (UCS)
Física e Astronomia: Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS)
Geociências: Farid Chemale Junior (UNISINOS)
Matemática, Estatística e Computação: Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS)
Interdisciplinar: João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)
Química: Nilo Zanatta (UFSM)

Pesquisador Jovem Inovador: Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)

Pesquisador na Empresa: Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)

Pesquisador na Indústria: José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia LTDA)

Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global: Jair Putzke (UNISC)

Foto: Daniela Schiavo.