MOSTRASEG reúne, no Campus-Sede, cerca de 200 estudantes do ensino fundamental e médio da região.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/09/2016 | Editado em 15/09/2016

Aproximadamente 200 estudantes e 30 professores de 16 escolas de Ensino Fundamental e Médio de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Flores da Cunha e São Marcos participam, a partir de quarta-feira, dia 21 de setembro, da oitava edição da Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha (MOSTRASEG), organizada pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT-UCS). A exposição dos trabalhos será realizada na quarta (21) e quinta (22), no Centro de Convivência, no Campus-Sede, em Caxias do Sul, com premiação na quinta-feira (23), às 15 horas, no Auditório do Bloco 46.

Os projetos serão avaliados por professores da UCS e levarão em conta o caderno de campo, a pasta bibliográfica, o painel, a apresentação oral, a relevância da pesquisa, a aplicabilidade do projeto, a metodologia científica e a produção do relatório de pesquisa. O primeiro lugar receberá como premiação três notebooks; o segundo lugar, três tablets; o terceiro lugar, três smartphones. Os três primeiros lugares também receberão a credencial para participar da MOSTRATEC, em Novo Hamburgo, com todas as despesas de transporte, estadia e alimentação para os estudantes e orientadores pagas pela MOSTRASEG.

Na abertura, dia 21, às 13h30min, será lançado o livro “Aprendizagem baseada em problemas: estudantes de Ensino Médio atuando em contextos de Ciência e Tecnologia”, organizado pelos professores Valquíria Villa Boas, José Arthur Martins, Odilon Giovannini, Laurete Zanol Sauer e Ivete Ana Schmitz Booth. O livro é resultado do Projeto Novos Desafios para o Engenheiro do Futuro – Petrofut/UCS.

A MOSTRASEG ocorre anualmente e os projetos apresentados são de diversas áreas, contemplando as áreas de Ciências, Tecnologia e Ciências Humanas, ou seja, trabalhos de Física, Química, Biologia, Matemática, Informática, Engenharia (Mecânica, Civil, Ambiental, Química, de Materiais, Elétrica, Eletrônica, de Controle e Automação), Biotecnologia, etc.