Projeto Incentivo Industrial Serra Gaúcha recebe inscrição de empresas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/09/2016 | Editado em 21/09/2016

Empreendimentos interessados devem se inscrever até 23 de setembro. Iniciativa do Arranjo Produtivo Metalmecânico e Automotivo busca criar um inovador sistema de cooperação. 

O Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA) abriu o período de inscrições para empresas da região que desejam participar de um projeto “Incentivo Industrial Serra Gaúcha”. Indústrias dos setores metalmecânico, de material elétrico e eletrônico, do plástico e de tecnologia de informação (TI) interessadas devem se inscrever até 23 de setembro e participar de evento no dia 29 de setembro, às 17h, no Restaurante Sica, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul (Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América). A UCS integra os Arranjos Produtivos Locais (APL).

O foco do projeto é a atuação em parceria, a partir da constituição de clusters (grupos) entre empresas da área de abrangência geográfica do APL MMeA para fortalecer a fabricação de produtos no Rio Grande do Sul em vez de adquiri-los fora do Estado ou do Brasil. Por meio da agregação de valor, tendo em vista a inovação, a qualificação e o desenvolvimento de produtos, a ideia de atuação coletiva visa reduzir essa dependência por fornecedores de componentes de outras regiões do país ou do Exterior.

Além disso, com a produção feita em território gaúcho, diminuem os custos com logística e demais demandas, aumentando o lucro da fabricante e também do Estado, pois a tributação será aqui recolhida, gerando empregos e ampliando a possibilidade de consumo e de movimentação da economia local. Nesse contexto, o APL conta com incentivo do governo estadual, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Inicialmente, as empresas selecionadas e integrantes do “Projeto de Incentivo Industrial Serra Gaúcha” vão se juntar para atender à indústria dos segmentos automotivo; máquinas e equipamentos; agronegócio e energia, petróleo e gás. Num primeiro momento, serão constituídos grupos cooperados para fornecimento de cinco diferentes produtos a cinco compradoras, denominadas no projeto como empresas-âncoras.

Conforme o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnologia, Odacir Deonísio Graciolli, por meio do TecnoUCS, a Universidade se insere como um grande apoiador da iniciativa, na medida em que pode auxiliar o desenvolvimento das empresas que formarão o cluster.

Seleção de empresas participantes

No dia 29 de setembro de 2016, as indústrias inscritas preencherão um questionário, o qual mostrará o nível de qualificação no que se refere à capacidade produtiva e aos processos que dispõem. Com base nessas informações, será criado um ranking com 85 empresas, que serão auditadas pelo SEBRAE e receberão, se necessário, recomendações de melhorias. Posteriormente, as empresas que se enquadrarem nos critérios do projeto constarão em uma lista específica e estarão aptas a participarem das negociações para fornecerem os produtos solicitados pelas empresas-âncoras, através das parcerias a serem estabelecidas. Após isso, caberá ao APL MMeA fazer o link entre as âncoras e os fornecedores locais.

APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha

É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Caxias do Sul. Suas atividades estão direcionadas para apoio as empresas dos ramos metalmecânico, automotivo e eletroeletrônico. Sua principal finalidade é fomento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas o que não torna fato excludente as empresas de maior porte.