EDUCS lança oito obras durante a Feira do Livro de Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/09/2016 | Editado em 29/04/2020

A Editora da Universidade de de Caxias do Sul – EDUCS participa de mais uma edição da Feira do Livro de Caxias do Sul e do Festival Literário e Cultural Entrelinhas, que se iniciam nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, na Praça das Feiras (Largo da Estação Férrea), no Bairro São Pelegrino, e se estende até o dia 16 de outubro.,
No estande da EDUCS serão comercializados os títulos publicados pela editora e também serão realizados os eventos de lançamentos de mais oito obras, seguindo a seguinte programação:

1º de Outubro – Sábado

etica-e-existencia– 16 horas – Ética e existência, de Marcos André Webber. Esse livro – de 104 páginas – oferece ao leitor uma tentativa de aproximação do pensamento de Martin Heidegger aos temas próprios da ética-filosófica. Muito embora a filosofia heideggeriana nem sempre esteja associada à análise de temas éticos, ela pode trazer importantes contribuições, com o intuito de promover uma reflexão sobre a estrutura existencial, que possibilita ao ser humano fazer escolhas e tomar decisões na esfera moral. Neste contexto, este livro tem como objetivo central identificar, na estrutura ontológica do Dasein, os elementos que possibilitam uma compreensão do ser-ético-no-mundo, a partir do pensamento de Martin Heidegger, evidenciando a necessidade de se conceber a analítica existencial como uma instância prévia, que se mostra condição de possibilidade para a relação entre ética e existência. O autor, Marcos André Webber, é doutorando em Filosofia pela Unisinos e mestre em Filosofia pela UCS, contador e advogado.

–  18 horas – História das eleições municipais de Caxias do Sul, de Mansueto de Castro Serafini Filho. O surgimento de Caxias do Sul – que se emancipa de São Sebastião do Caí no ano de 1890 – também é uma história de garra, de luta e de bravura. Com a chegada dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, por volta de 1875, a cidade começa a crescer e emerge a necessidade de se tornar independente. De lá até agora, ano de 2016, passaram-se 126 anos. Neste período, Caxias contou com 38 administrações municipais, contabilizando as juntas governativas, os intendentes, os prefeitos nomeados e os prefeitos eleitos. Toda essa memória está documentada neste livro de 308 páginas. Além dos números fidedignos dessa trajetória, a obra retrata a história política da cidade – como o conflito entre maçons e católicos, que permearam estes primeiros tempos –, e o comportamento dos partidos políticos no Rio Grande do Sul, o seu surgimento, a atuação e até mesmo a extinção. Relata, inclusive, o comportamento das legendas políticas de Caxias, em momentos cruciais da política nacional, como a queda no Estado Novo, a Ditadura Militar e a Redemocratização do Brasil. O autor, Mansueto de Castro Serafini Filho, é jornalista, bacharel em Direito pela UCS e político. Foi vereador de Caxias do Sul (1964/1968), vice-prefeito (1969/1972), prefeito em dois mandatos (1977/1982 e 1989/1992), diretor-presidente da Trensurb em Porto Alegre (1985/1988) e diretor do Banrisul (1993/1994).

cidade-sustentavelhistoriadaseleicoesmunicipais– 18 horas – Cidade Sustentável: Direito Urbanístico e Ambiental – Instrumentos de Planejamento, de Adir Ubaldo Rech e Adivandro Rech. O Direito tem aprofundado a doutrina de novos direitos, mas não tem conseguido criar instrumentos jurídicos efetivos de concretização de políticas públicas, que possam assegurar esses direitos. A necessidade de aperfeiçoar e criar novos instrumentos jurídicos, no Estatuto da Cidade, nos Planos Diretores, especialmente que possam avançar na construção de cidades sustentáveis, quer no aspecto ambiental, quer no social e econômico, é sem dúvida o grande desafio contemporâneo. Este livro – de 526 páginas – se propõe a discutir e apontar caminhos, na busca de fundamentos para a construção de um projeto de cidade sustentável. Adir Ubaldo Rech é formado em Filosofia e Direito pela UCS, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná; pós-doutor em Direito Urbanístico pela Universidade de Lisboa; e professor de Direito Ambiental e Urbanístico no Mestrado em Direito Ambiental da UCS com experiência na assessoria de dezenas de municípios na elaboração de seus planos diretores. Adivandro Rech é formado em Direito e mestre em Direito Ambiental pela UCS; é secretário Municipal do Meio Ambiente e procurador de carreira, no município de Caxias do Sul; é professor de Direito Administrativo na UCS.

caminho-dos-girassois 7 de outubro – Sexta-Feira
– 18 horas, será lançada a obra Caminho dos Girassóis: uma abordagem sobre o luto, de Neusa Picolli Fante. Este livro – de 148 páginas – tem a intenção de contribuir para reflexões sobre a morte e o necessário processo de luto. É uma abordagem sobre o luto pela perda de filho e o cuidado psicológico em grupos de apoio. Apresenta perspectivas para o suporte emocional e esclarecimento frente às diferentes dimensões do cuidado: psicologia, enfermagem, medicina, assistência social e pedagogia. A autora é psicóloga clínica graduada em Psicologia pela UCS; graduada em Comunicação Social, Relações Públicas, pela mesma Universidade; especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo Instituto de Psicologia 4 Estações/SP; coordenadora do Grupo de Apoio a Pais Enlutados (Anjos Secretos) e membro da equipe da Clínica Psicológica Luspe. Atende também na Casa de Saúde São Frei Pio Capuchinhos em Caxias do Sul.literatura-gauchesca-2-ed

 8 de outubro – Sábado
– 17 horas, lançamento de Literatura gauchesca: do cancioneiro popular à modernidade, de Lisana Bertussi, patrona da Feira do Livro. O Movimento Regionalista gaúcho, uma das mais fortes manifestações culturais do Ocidente, examinado através da ficção e da poesia gauchesca, é o campo demarcado por esse estudo que mostra o universo campeiro, configurado desde o Cancioneiro popular até a Modernidade. Do monarca das coxilhas ao gaúcho a pé, da prenda à mulher, ficam consistentemente delineados os habitantes desse mundo rural, seus medos, seus sonhos, suas esperanças, emblemas da comunidade regional. A autora é doutora e mestre em Letras pela PUCRS e fez sua trajetória acadêmica na UCS, onde atuou como professora de Literatura de Língua Portuguesa, Teoria da Literatura e Estilística. Autora de “De Simões Lopes Neto aos poetas da Califórnia (1985)”, “Literatura gauchesca – do cancioneiro popular à modernidade (1997)” e “Causos do boi voador (registro de contos populares orais) (1998)”, entre outros, é pesquisadora de literatura oral e popular e tem projeto de Dicionário bibliográfico de escritores da região de colonização italiana no nordeste do Rio Grande do Sul.

mulher-na-historia-da-literaturatrajetorias-de-literatura-e-genero– 18 horas, as autoras Cecil Jeanine Albert Zinani e Salete Rosa Pezzi dos Santos lançam duas obras:
A Mulher na História da Literatura, de 292 páginas. Este livro constitui-se de um conjunto de ensaios resultantes de trabalhos produzidos por alunos do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e do Programa Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS/UniRitter, em disciplinas ministradas pelas professoras Dras. Cecil Jeanine Albert Zinani e Salete Rosa Pezzi dos Santos. No intuito de contribuir para a escrita de uma história da literatura da Região de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul (RCI), os ensaios ocupam-se com a escritura literária de mulheres dessa região, no propósito tanto de resgatar uma produção sujeita ao desaparecimento quanto de registrar a literatura escrita por autoras contemporâneas;

Trajetórias de literatura e gênero: territórios reinventados, de 298 páginas, que congrega trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores da área de literatura e gênero, e também se constitui em uma homenagem à professora Dra. Zahidé Lupinacci Muzart, inspiradora da realização desse Seminário na UCS. Os ensaios reunidos resultam de apresentações e discussões de conferências e mesas, ocorridas durante o evento, consistindo em valioso registro dos estudos que focalizam a mulher na literatura.

Cecil Jeanine Albert Zinani é graduada em Letras – Português/Inglês e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UCS; mestre em Letras – Teoria da Literatura pela PUCRS e doutora em Letras – Literatura Comparada pela UFRGS. É docente e pesquisadora no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional, na UCS. Salete Rosa Pezzi dos Santos é doutora em Letras-Literatura Comparada pela UFRGS, professora de graduação e de pós-graduação, pesquisadora e professora do curso de Letras da UCS.dieito-civil-direitos-reais-2-ed

 15 de outubro – Sábado

–  18 horas, será lançado o livro Direito Civil – Direitos Reais, segunda edição, de Alexandre Cortez Fernandes. Com este manual, o autor dá prosseguimento à sua obra sobre o direito civil brasileiro, abordando todo o conteúdo do Livro III da Parte Especial do Código Civil – Direitos Reais – e legislação correlata, sempre com base nos princípios e nas regras constitucionais. O autor mantém a sistemática adotada nas três obras precedentes (Fatos Jurídicos, Obrigações e Contratos, todas publicadas pela EDUCS), que obteve grande sucesso no meio acadêmico: exposição didática e objetiva da matéria, sem prejuízo de profundidade teórica, rigor científico e completude. Por unir essas características, a presente obra será de grande valor não só para o público universitário, mas também para os profissionais do Direito e para os que se preparam para os concursos públicos. O autor exerce a docência na área do Direito Civil há 25 anos, na UCS e em outras instituições. Além do magistério, coordena grupos de estudo de Direito Civil, orienta monografias na área e é autor de livros e artigos publicados em revistas especializadas.

A Feira

A 32ª Feira do Livro e o 3º Festival Literário e Cultural Entrelinhas acontece de 30 de setembro a 16 de outubro, na Praça das Feiras (Largo da Estação Férrea), em São Pelegrino. O evento, neste ano, tem como tema “Ler ou Reler, eis a Paixão”, em homenagem aos 400 anos de William Shakespeare. A ex-professora da UCS Lisana Bertussi é a patrona da Feira, que também conta como homenageada de honra a pesquisadora Véra Stedile Zattera e Karen Basso como ilustradora homenageada.