Projeto “Educando para o patrimônio” prevê ações educativas com jovens em idade escolar.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/09/2016 | Editado em 29/09/2016
conservacaodocumentos
Oficina de conservação de documentos

Desenvolver ações educativas de Educação Patrimonial com jovens em idade escolar, visando sensibilizá-los para uma consciência preservacionista com relação ao patrimônio cultural e de respeito e valorização da diversidade cultural é o objetivo do projeto “Educando para o patrimônio”, promovido pelo Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC).

O projeto recebe, desde agosto, alunos de escolas de Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio da região. A meta, segundo o coordenador do IMHC, Anthony Beux Tessari, é beneficiar mil estudantes, uma vez que a atividade terá seguimento até julho do próximo ano. Ele explica que o projeto se justifica pela relevância social ao ampliar o acesso da comunidade escolar ao espaço da Universidade; por oportunizar a formação cidadã dos jovens, detendo-se na educação para o patrimônio, para o reconhecimento, valorização e difusão junto a suas comunidades; e por favorecer a formação profissional de graduandos do curso de História da UCS, prevendo o seu envolvimento nas ações educativas de Educação Patrimonial.

Oficinas e palestras discutem conceitos como patrimônio cultural, diversidade cultural, história, arqueologia, conservação, preservação, memória, identidade, fontes históricas, bens culturais, cultura visual e cultura material. As atividades acontecem no Instituto Memória Histórica e Cultural, no Bloco 46 e no Laboratório de Ensino e Pesquisa Arqueológica, no Bloco 31. “Estes locais dispõem de estrutura para receber turmas escolares, inclusive alunos com deficiência”, ressalta Anthony.

Ações educativas

mediacaoacervo
Oficina de mediação com acervos históricos

Mediação com acervos históricos: essa ação tem como objetivo realizar a mediação com acervos históricos existentes no IMHC, com destaque para o acervo histórico da UCS (a partir de 1950), acervo do músico e compositor Honeyde Bertussi (1950 a 1990), acervo de processos judiciais da 1ª Vara Cível de Caxias do Sul (1886 a 2003), inquéritos policiais da Delegacia de Polícia Civil (1920’s a 1970’s), acervo de periódicos (1949 a 2015), acervo fílmico (1950’s a 1970’s) e fotográfico (1960’s a 2010’s). O foco é trabalhar com o conceito e a importância da preservação de acervos como elementos para o entendimento e a escrita da História;

Mediação com acervo Arqueológico no LEPAR/IMHC: a ação proporciona ao participante entender o funcionamento de um laboratório de arqueologia, seu acervo e formas de realização de pesquisas. É realizada a mediação em uma exposição sobre pesquisas arqueológicas feitas em Santa Lúcia do Piaí (distrito de Caxias do Sul), a partir da década de 1960, apresentando os artefatos arqueológicos indígenas que foram encontrados nessa região.

Oficina de conservação de documentos e fotografias: o objetivo é conhecer e aplicar noções e técnicas básicas de conservação e preservação de documentos e fotografias, bem como princípios de descrição de documentos. A oficina demonstra como a memória está presente nos documentos guardados em casa ou na escola, e conscientiza os alunos sobre a importância da sua preservação.

Oficina com fontes históricas: o IMHC possui um acervo variado de fontes sobre a história e cultura regional – são escritos, impressos, jornais, processos judiciais, fotografias, filmes em película. Abrangendo mais de 100 anos de história, as fontes servem para estudar e compreender o processo histórico da região. De acordo com o interesse da turma, são trabalhados períodos e temas diversos, como Imigrações, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Nacionalismo, Ditadura Civil-Militar, História de Caxias do Sul, História da UCS, Festa da Uva, Patrimônio Cultural.

Oficina com revistas ilustradas: A oficina consiste na análise, interpretação e comparação das representações de gênero presentes em propagandas e matérias de revistas antigas e atuais, verificando como esses veículos de comunicação de massa ajudam a construir sentidos sobre o feminino e o masculino. São utilizados títulos antigos como “Careta”, “Fon-Fon”, “O Cruzeiro”, “Manchete”, e atuais como “Capricho”, “Atrevida”, “Ti-Ti-Ti”, “Toda Teen”, “Veja”, “Lola”, “Cláudia”. É explicada uma breve história da imprensa ilustrada.

escavacaoarqueol
Oficina de escavação arqueológica

Oficina de confecção de câmera fotográfica pinhole/pinlux: a oficina ensina os participantes a confeccionarem uma câmera fotográfica analógica que é feita com materiais simples e reaproveitáveis, como caixinha de fósforo, fita isolante, pilhas/baterias usadas, latinha de refrigerante e filme fotográfico em película de 35mm. Pode ser também confeccionada uma câmara escura – feita com caixa de papelão e papel vegetal – para se entender o princípio óptico da propagação da luz. Há saída a campo para fotografar, sendo sugerido que os estudantes registrem com suas câmeras o que consideram “Patrimônio Cultural”, gerando, após a revelação das imagens e discussões sobre o conceito.

Oficina de Escavação Arqueológica Simulada: em terreno ao ar livre ou em caixas de areia, é simulada uma escavação arqueológica, onde os participantes podem utilizar os instrumentos de campo da Arqueologia e entrar em contato com as metodologias da pesquisa, compreendendo como funciona uma escavação, encontrando artefatos e objetos que serão analisados ao final da atividade. Podem ser trabalhados períodos específicos da história da humanidade ou com conceitos amplos de cultura material.

Palestras sobre Arqueologia & História: palestras de curta duração sobre o que é Arqueologia e como a área se relaciona com a História, objetivando a valorização do Patrimônio Arqueológico, através de projeção de imagens sobre sítios arqueológicos pesquisados pelo LEPAR/IMHC e outros locais considerados patrimônios pela Unesco e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mediação em exposição “Cultura Material Indígena e o Contato com os Portugueses”: mediação em uma exposição de quadros que mostram o cotidiano indígena antes da chegada dos portugueses no Brasil e seus primeiros contatos, demonstrando as mudanças, permanências e trocas culturais. Esta exposição suscita debates interessantes sobre a História Indígena e a História do Brasil.

Mediação em exposição “Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável”: visita mediada a uma mostra fotográfica que propõe um olhar sobre a permanência dos saberes (patrimônios culturais) num contexto onde o descartável está presente e, inclusive, permeia as relações humanas. Ao deixar de lado o saber compartilhado, em troca das novas relações de consumo, perde-se o ato de crescer com as vivências daqueles que nos podem legar saberes, como o da nossa história como sujeitos. A mostra traz textos que apresentam e discutem o conceito de Patrimônio Cultural. Além disso, é acompanhada de um jogo educativo que ensina sobre a classificação de Patrimônio Cultural Material e de Patrimônio Cultural Imaterial.

Informações sobre o projeto e ações educativas podem ser obtidas pelo e-mail: imhc@ucs.br.

(Fotos: divulgação IMHC)