Projeto “Educando para o patrimônio” prevê ações educativas com jovens em idade escolar.
Desenvolver ações educativas de Educação Patrimonial com jovens em idade escolar, visando sensibilizá-los para uma consciência preservacionista com relação ao patrimônio cultural e de respeito e valorização da diversidade cultural é o objetivo do projeto “Educando para o patrimônio”, promovido pelo Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC).
O projeto recebe, desde agosto, alunos de escolas de Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio da região. A meta, segundo o coordenador do IMHC, Anthony Beux Tessari, é beneficiar mil estudantes, uma vez que a atividade terá seguimento até julho do próximo ano. Ele explica que o projeto se justifica pela relevância social ao ampliar o acesso da comunidade escolar ao espaço da Universidade; por oportunizar a formação cidadã dos jovens, detendo-se na educação para o patrimônio, para o reconhecimento, valorização e difusão junto a suas comunidades; e por favorecer a formação profissional de graduandos do curso de História da UCS, prevendo o seu envolvimento nas ações educativas de Educação Patrimonial.
Oficinas e palestras discutem conceitos como patrimônio cultural, diversidade cultural, história, arqueologia, conservação, preservação, memória, identidade, fontes históricas, bens culturais, cultura visual e cultura material. As atividades acontecem no Instituto Memória Histórica e Cultural, no Bloco 46 e no Laboratório de Ensino e Pesquisa Arqueológica, no Bloco 31. “Estes locais dispõem de estrutura para receber turmas escolares, inclusive alunos com deficiência”, ressalta Anthony.
Ações educativas
– Mediação com acervos históricos: essa ação tem como objetivo realizar a mediação com acervos históricos existentes no IMHC, com destaque para o acervo histórico da UCS (a partir de 1950), acervo do músico e compositor Honeyde Bertussi (1950 a 1990), acervo de processos judiciais da 1ª Vara Cível de Caxias do Sul (1886 a 2003), inquéritos policiais da Delegacia de Polícia Civil (1920’s a 1970’s), acervo de periódicos (1949 a 2015), acervo fílmico (1950’s a 1970’s) e fotográfico (1960’s a 2010’s). O foco é trabalhar com o conceito e a importância da preservação de acervos como elementos para o entendimento e a escrita da História;
– Mediação com acervo Arqueológico no LEPAR/IMHC: a ação proporciona ao participante entender o funcionamento de um laboratório de arqueologia, seu acervo e formas de realização de pesquisas. É realizada a mediação em uma exposição sobre pesquisas arqueológicas feitas em Santa Lúcia do Piaí (distrito de Caxias do Sul), a partir da década de 1960, apresentando os artefatos arqueológicos indígenas que foram encontrados nessa região.
– Oficina de conservação de documentos e fotografias: o objetivo é conhecer e aplicar noções e técnicas básicas de conservação e preservação de documentos e fotografias, bem como princípios de descrição de documentos. A oficina demonstra como a memória está presente nos documentos guardados em casa ou na escola, e conscientiza os alunos sobre a importância da sua preservação.
– Oficina com fontes históricas: o IMHC possui um acervo variado de fontes sobre a história e cultura regional – são escritos, impressos, jornais, processos judiciais, fotografias, filmes em película. Abrangendo mais de 100 anos de história, as fontes servem para estudar e compreender o processo histórico da região. De acordo com o interesse da turma, são trabalhados períodos e temas diversos, como Imigrações, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Nacionalismo, Ditadura Civil-Militar, História de Caxias do Sul, História da UCS, Festa da Uva, Patrimônio Cultural.
– Oficina com revistas ilustradas: A oficina consiste na análise, interpretação e comparação das representações de gênero presentes em propagandas e matérias de revistas antigas e atuais, verificando como esses veículos de comunicação de massa ajudam a construir sentidos sobre o feminino e o masculino. São utilizados títulos antigos como “Careta”, “Fon-Fon”, “O Cruzeiro”, “Manchete”, e atuais como “Capricho”, “Atrevida”, “Ti-Ti-Ti”, “Toda Teen”, “Veja”, “Lola”, “Cláudia”. É explicada uma breve história da imprensa ilustrada.
– Oficina de confecção de câmera fotográfica pinhole/pinlux: a oficina ensina os participantes a confeccionarem uma câmera fotográfica analógica que é feita com materiais simples e reaproveitáveis, como caixinha de fósforo, fita isolante, pilhas/baterias usadas, latinha de refrigerante e filme fotográfico em película de 35mm. Pode ser também confeccionada uma câmara escura – feita com caixa de papelão e papel vegetal – para se entender o princípio óptico da propagação da luz. Há saída a campo para fotografar, sendo sugerido que os estudantes registrem com suas câmeras o que consideram “Patrimônio Cultural”, gerando, após a revelação das imagens e discussões sobre o conceito.
– Oficina de Escavação Arqueológica Simulada: em terreno ao ar livre ou em caixas de areia, é simulada uma escavação arqueológica, onde os participantes podem utilizar os instrumentos de campo da Arqueologia e entrar em contato com as metodologias da pesquisa, compreendendo como funciona uma escavação, encontrando artefatos e objetos que serão analisados ao final da atividade. Podem ser trabalhados períodos específicos da história da humanidade ou com conceitos amplos de cultura material.
– Palestras sobre Arqueologia & História: palestras de curta duração sobre o que é Arqueologia e como a área se relaciona com a História, objetivando a valorização do Patrimônio Arqueológico, através de projeção de imagens sobre sítios arqueológicos pesquisados pelo LEPAR/IMHC e outros locais considerados patrimônios pela Unesco e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
– Mediação em exposição “Cultura Material Indígena e o Contato com os Portugueses”: mediação em uma exposição de quadros que mostram o cotidiano indígena antes da chegada dos portugueses no Brasil e seus primeiros contatos, demonstrando as mudanças, permanências e trocas culturais. Esta exposição suscita debates interessantes sobre a História Indígena e a História do Brasil.
– Mediação em exposição “Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável”: visita mediada a uma mostra fotográfica que propõe um olhar sobre a permanência dos saberes (patrimônios culturais) num contexto onde o descartável está presente e, inclusive, permeia as relações humanas. Ao deixar de lado o saber compartilhado, em troca das novas relações de consumo, perde-se o ato de crescer com as vivências daqueles que nos podem legar saberes, como o da nossa história como sujeitos. A mostra traz textos que apresentam e discutem o conceito de Patrimônio Cultural. Além disso, é acompanhada de um jogo educativo que ensina sobre a classificação de Patrimônio Cultural Material e de Patrimônio Cultural Imaterial.
Informações sobre o projeto e ações educativas podem ser obtidas pelo e-mail: imhc@ucs.br.
(Fotos: divulgação IMHC)