UCS Desafiando Estrelas: provas exigem disposição e resistência dos participantes

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/09/2016 | Editado em 03/10/2016

Competidores auxiliaram em ação de revitalização de lagos da Universidade; próximo Desafio já foi lançado.

No sábado, dia 24 de setembro, os competidores do projeto UCS Desafiando Estrelas participaram do segundo desafio. Durante a tarde, os acadêmicos realizaram uma prova divida em quatro etapas. Na Vila Poliesportiva, ocorreu a formação das equipes. Ao todo, os 50 participantes foram divididos em seis grupos.

Ainda dentro do Desafio, os acadêmicos precisaram desenvolver uma pesca seletiva de espécies exóticas de grande porte, no lago do Zoológico da UCS. A ação integrou o Projeto de Revitalização dos Lagos da Universidade. Em parceria com o ISAM e com o apoio e a orientação do pessoal da Samburá, os alunos deveriam pescar carpas que, em função do incidente com o açude, teve como objetivo aliviar a pressão populacional sobre a cadeia alimentar do sistema.

desafiando1

Na terceira etapa, por meio de charadas, as equipes realizaram uma trilha aventura em diversos locais do campus. A etapa foi divida em cinco atividades: slackline, rastejo, passagem numa teia de corda, tiro certo (acertar 10 alvos de javalis com no máximo 25 tiros), e resgate (de 10 objetos numa simulação de stress de ataque inimigo). Para finalizar, no estacionamento do bloco 59, acontece a prova Bola Certa.

“Cada desafio tem o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades como organização, liderança, comunicação verbal, consciência ambiental, administração do tempo, inteligência relacional, além de outras”, destaca a professor Magda Bassanesi, uma das coordenadoras do projeto.

O terceiro desafio foi lançado no dia 27 de setembro e será realizado em parceria com a Associação dos Amigos dos Médicos do Sorriso (AAMES). Entre as tarefas dos competidores, está a atuação das equipes na Campanha Adote um Leito, a Coleta de doações, e a produção de um vídeo a partir do acompanhamento da atuação dos Médicos do Sorriso.