Roberto Rabachino, da Escola de Gastronomia, recebe o Troféu Vitis 2016.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/10/2016 | Editado em 04/10/2016
rabachino_perin
Roberto Rabachino (à direita) recebe troféu de Juliano Perin, presidente da Associação Brasileira de Enologia.

O italiano Roberto Rabachino, ministrante do curso de Sommelier e integrante da equipe da Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, recebeu o Troféu Vitis 2016, o mais importante prêmio relacionado ao vinho no Brasil. A premiação aconteceu no dia 24 de setembro, na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, em Bento Gonçalves.

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reuniu mais de 850 apreciadores de nove países (Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Guiana, Grécia, Itália, Reino Unido e Uruguai). Do Brasil, compareceram enófilos de 11 estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.

O ponto alto do evento foi a entrega do Troféu Vitis, que desde 1993 homenageia figuras que dedicam seu tempo, conhecimento e talento para a promoção e valorização do vinho brasileiro. Roberto Rabachino recebeu o troféu na categoria Amigo do Vinho.

Rabachino é PhD em Ciências da Alimentação, formado na Itália, jornalista, professor universitário na China e na Itália, ministrante do curso de Sommelier e juiz na Escola de Gastronomia da UCS, autor de 22 livros e responsável pela formação de mais de 1.800 sommeliers internacionais no Brasil.

Foto: Gilmar Gomes