Fim de semana de shows gratuitos e atrações diversificadas no Festival #VemPraUCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/10/2016 | Editado em 09/10/2016

Banda gaúcha Papas da Língua fará o encerramento apresentando novo trabalho, que comemora duas décadas de carreira

cla_6390
Evento abriu no sábado e prossegue até o final da noite deste domingo, no estacionamento em frente à UCSTV e UCSfm

A banda gaúcha Papas da Língua é a principal atração deste domingo do Festival #VemPraUCS, conjunto de atividades que ocorre neste final de semana no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul. Comemorando duas décadas de carreira, Serginho Moah & Cia apresentarão os sucessos que compuseram o mais recente trabalho, o CD e o DVD Papas da Língua – 20 Anos: ao Vivo. O show ocorre a partir das 17h, no estacionamento em frente à UCSTV e UCSfm.

Outras duas apresentações antecederão o show do Papas, dando o tom do festival para diferentes públicos ao longo do domingo. Às 15h, o duo do Projeto Ccoma, formado pelo baterista e produtor musical Luciano Balen e pelo trompetista Roberto Scopel, sobe ao palco para mostrar o conteúdo do novo disco, Subtropical Temperado. Em seguida, o grupo caxiense Vibe Rock traz a mistura de rock e reggae que compõe seu primeiro álbum, Viva a Vida. Todos os espetáculos são gratuitos.

Demais atrações – O Festival #VemPraUCS abre às 11h deste domingo com um conjunto de iniciativas abertas ao público:

– Farmácia Escola: ações de educação sobre proteção solar, conscientização sobre descarte correto de medicamentos e realização de teste de glicemia capilar, das 12h às 16h, realizada pelos integrantes da UCS Farmácia Escola

Unidade Móvel do Curso de Veterinária da UCS

Praça de alimentação com nove food trucks e espaço do Escola de Gastronomia e curso de Gastronomia da UCS

Cine Trash: apresentação dos filmes produzidos pelos estudantes, a partir das 8h, no UCS Teatro, seguida de premiação

– Vestibulum UCS: simulado do Vestibular UCS, a partir das 13h, nos ginásios 1 e 3 da Vila Poliesportiva (abertura dos locais às 12h)

Rosa Tatooada e visitações aos ambientes acadêmicos marcaram o sábado

cla_6370
Rosa Tatooada apresentou seus clássicos e novas composições do DVD RosAcústica

No sábado, o Festival #VemPraUCS abriu às 14h e se estendeu até as 18h30. Os shows ficaram por conta da banda caxiense It’s So Blues e o hard rock da Rosa Tatooada. Os portoalegrenses levaram ao palco os sucessos que projetaram o grupo no final dos anos 1980 e início dos 1990 e novas composições, integrantes do DVD ao vivo RosAcústica. A programação musical foi completada pelos setlists dos DJs da UCSfm.

O primeiro dia evento também marcou a abertura dos ambientes de ensino, pesquisa e extensão da Universidade para visitação de estudantes de Ensino Médio e comunidade em geral. Além disso, aula de zumba, feira orgânica, provas das Olimpíadas de Química e as ações da Farmácia Escola, da unidade móvel do Curso de Veterinária da UCS garantiram a combinação de entretenimento e aprendizado para o público diversificado que esteve no campus ao longo de toda a tarde.

lais_0129
Programação diversificada contou com feira orgânica.
claudia-velho-5957b
Serviços da unidade móvel do curso de Medicina Veterinária, prestados no sábado, continuarão sendo prestados no domingo.

Confira a cobertura do festival em fotos e vídeos no site e redes sociais UCS através do link www.ucs.br/site/festivalvempraucs/ – (fotos: Cláudia Velho e Laís Dal Picolli)

1º Festival UCS de Cine Trash

Apresentação de filmes e premiação ocorrem na manhã de domingo

Ocorre a partir das 8h deste domingo, no UCS Teatro, a apresentação dos filmes produzidos no final de semana por seis equipes de alunos do Ensino Médio participantes do 1º Festival UCS de Cine Trash, promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Caxias do Sul. A exibição é gratuita e aberta à comunidade.

A atividade, que integra o Festival #VemPraUCS, abriu na noite de sexta, com palestra, exibição de curtas com a temática trash/fantástica e cinco oficinas: de roteiro e direção; de operação de câmera e iluminação; de edição de áudio e vídeo; de produção e direção de arte; de figurino e maquiagem.

No sábado, os estudantes trabalharam na criação de roteiro, produção e edição dos filmes, que devem ter entre sete e dez minutos e seguindo temáticas propostas pela organização – aliens, assassinatos/crime, bruxaria, fantasmas, ficção científica, lobisomem, mutações genéticas, paranormalidade, vampiros e zumbis – sorteadas entre as equipes. As filmagens e edição das produções foram feitas com equipamentos dos cursos de Comunicação e as equipes receberam monitoramento de estudantes de Publicidade e Propaganda da UCS.

Avaliação e premiação – Os filmes serão avaliados por um júri que definirá a premiação nas seguintes categorias: melhor filme; melhor criatura; melhor vítima; melhor vilão; melhor maquiagem; melhor direção; melhor roteiro; melhor trilha e melhor efeito especial. Também haverá menção honrosa ao vencedor do desafio ‘O Pior Pesadelo’ – escolhido pelo público que votará no filme que provocou a maior reação de susto.

O 1º Festival UCS de Cine Trash conta com a participação de alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio das seguintes escolas: CETEC UCS, Escola Estadual de Ensino Médio Maria Araci Trindade Rojas, Colégio Madre Imilda, Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos (todas de Caxias do Sul) e Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina (de Carlos Barbosa).

Confira a galeria de fotos da oficina de maquiagem do Cine Trash no facebook do Frispit – agência experimental dos cursos de Comunicação da UCS – www.facebook.com/frispit/