Mais de três mil estudantes participam do primeiro simulado da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/10/2016 | Editado em 09/10/2016
ginasio1
Candidatos no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva.

Em um ambiente descontraído no Campus-Sede, junto aos ginásios da Vila Poliesportiva, a UCS promoveu o Vestibulum Simulado do Vestibular, reunindo mais de três mil candidatos. A experiência do processo seletivo para a graduação pode ser vivenciada pelos participantes. Muitos, pela primeira vez, tiveram o contato com uma prova de vestibular, incluindo a redação, que será corrigida pela equipe de professores que faz a avaliação nos Concursos de Inverno e de Verão. No simulado, a UCS propôs três temas para a prova de Redação: sobre leis rigorosas para reduzir o número de acidentes de trânsito, sobre por que as pessoas mentem e se, hoje em dia, é importante ser criativo.

A coordenadora do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, enfatizou a pontualidade dos candidatos no Simulado que, a exemplo do dia do concurso, chegaram uma hora antes do início da prova. “Percebemos que eles também encararam com seriedade o simulado e inclusive atenderam nossa orientação de contribuírem com alimentos não perecíveis”.

Deise Faoro, 18 anos, aluna do Colégio Imigrante, gostou da experiência no simulado. Pela primeira vez teve contato com o concurso – ela optou pelo curso de Medicina Veterinária. Da Escola Olga Maria Kaiser, Daniel Dessebel Pereira, de 18 anos, considerou um dos temas da redação – sobre mentira – relevante e fácil de descrever. Também foi seu primeiro contato com uma prova de vestibular. Já Rodrigo Balen, de 16 anos, do Colégio Imigrante, optou, no simulado, pelo curso de Medicina, para poder ter familiaridade com questões de química, de biologia e de conhecimentos gerais. Para esses três alunos de Ensino Médio, o simulado foi encarado como uma preparação para o vestibular.

“Essa é uma ação nova que a Universidade está implantando, e com sucesso. Pretendemos ampliar o atendimento aos alunos, para que eles também possam ter uma perspectiva sobre o vestibular. O primeiro contato desses alunos, pelo simulado, já demonstra que essa ação é positiva”, avalia o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato.

ginasio3
Ginásio 3 também recebeu participantes do simulado.

O simulado também foi realizado nas unidades universitárias da UCS em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, São Sebastião do Caí, Nova Prata e Guaporé.

O resultado do Simulado será enviado para o e-mail do candidato, em que se visualizará o Boletim de Desempenho, contendo a nota obtida em cada prova, a média harmônica, a classificação obtida no Curso e a classificação geral. O “espelho” contendo a pontuação obtida em cada item da Matriz de Correção da Redação, também será enviado.

Os cinco primeiros colocados da classificação geral do G1 e G2 e os cinco primeiros do G3 e G4 ganharão uma bolsa integral no UCS Línguas Estrangeiras, em língua de sua escolha. O prêmio deverá ser usufruído a partir do primeiro semestre letivo de 2017.

  • Faça download do gabarito e das provas AQUI.

Fotos: Lais Dal Picolli