Feira do Livro: um espaço para difundir conhecimentos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/10/2016 | Editado em 29/04/2020

Evento literário conta com patrocínio master da Universidade de Caxias do Sul

claudia-velho-5934
Roberta Sibst levou a filha (centro) para a Feira do Livro

A Feira mudou de lugar. O público, antes habituado ao Centro de cidade, precisou se deslocar da Praça Dante Alighieri para São Pelegrino, na região próxima à Estação Férrea. Apesar das alterações, o maior evento literário de Caxias do Sul tem demonstrado boa adesão da população. Dados do Departamento do Livro e da Leitura, órgão da Secretaria Municipal da Cultura, apontam que até o dia 9 de outubro, mais de 120 mil pessoas passaram pelo evento literário, que conta com patrocínio da Universidade.

claudia-velho-5920
Clarissa e a pequena Manuela visitam evento

Entre esse público está Roberta Sibst, de 35 anos. No final da tarde da sexta-feira, dia 7, ela acompanhava a filha no lançamento da obra “No Reino do Era uma Vez”. O livro reúne trabalhos de alunos que estudam na escola da menina.

“Acho que o público aprovou a Feira em um novo espaço. Quem curte muito acaba vindo”, acrescenta a jovem mãe, enquanto ainda dá atenção à filha que carrega o livro que acabara de lançar.

Professora do curso de Psicologia da UCS, Clarissa Giuliani Scherer, também aproveitava o final de tarde para passear pela Feira. Assim como Roberta, Clarissa também estava acompanhada da filha, a pequena Manuela, de apenas sete meses.

“Essa é a primeira vez que venho à Feira nesse ano e gostei bastante da estrutura”, destacou a professora.

claudia-velho-5927
Neusa lançou “Caminhos dos Girassóis”

Lançamento – Clarissa também aproveitou para prestigiar o lançamento da obra “Caminho dos Girassóis: uma abordagem sobre o luto”, de autoria de Neusa Picolli Fante. O livro faz uma análise do luto resultante da perda de um filho. Com base em estudos de casos existentes em grupo psicológico de apoio, a escritora buscou contribuir com reflexões sobre a morte e o necessário processo de luto. Neusa foi estagiária de Clarissa no período em que realizou a graduação em Psicologia da Universidade.

“Caminhos dos Girassóis trata justamente sobre essa busca incessante que os pais fazem em torno de encontrar seus filhos”, reflete a psicóloga, ao analisar o percurso sentimental de pais que veem seus filhos nascerem, mas precisam lidar com a ausência no momento em que a vida dos jovens acaba.

A obra é apenas uma entre as tantas que foram lançadas pela Editora da Universidade de Caxias do Sul – Educs. Somente nesta edição do evento, a Educs lança oito obras que abordam diferentes temas. Entre os livros, o título “Literatura gauchesca: do cancioneiro popular à modernidade”, de Lisana Bertussi, que atuou como pesquisadora na Universidade e é a atual patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul.

O evento segue até domingo, dia 16 de outubro, com diversas atrações culturais e literárias.

claudia-velho-5902
EDUCS conta com banca na Feira do Livro
claudia-velho-5857
Universidade e UCSFM conta com estande na Praça das Feiras