Projeto Rondon: inscrições podem ser feitas até 29 de outubro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/10/2016 | Editado em 25/10/2016

Estudantes selecionados desenvolverão atividades voluntárias entre janeiro e fevereiro de 2017, na cidade de Silvanópolis, no estado de Tocantins.

As inscrições para o Projeto Rondon estão abertas na Universidade de Caxias do Sul. Podem se candidatar a uma das vagas os alunos regularmente matriculados e vinculados a algum curso de graduação da UCS. Os interessados não podem ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon, precisam apresentar bom desempenho acadêmico e devem ter disponibilidade de horário para participar das reuniões preparatórias.

2

Nessa edição, a UCS integra a Operação Tocantins, no município de Silvanópolis, entre os dias 20 de janeiro e 5 de fevereiro. A inscrição deverá ser por email (projetorondonucs@gmail.com) e deverá obrigatoriamente conter, em um único arquivo em formato .pdf, os seguintes documentos: ficha de inscrição completamente preenchida, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula do semestre 2016.

A avaliação dos candidatos consiste de duas etapas. Na primeira delas, considerada a fase eliminatória, será feita a análise da documentação de inscrição. Na segunda, fase classificatória, será avaliado o perfil dos alunos na entrevista individual. As entrevistas ocorrem nos dias 31 de outubro, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e no dia 1º de novembro, no Campus-Sede, em Caxias do Sul, em horário e local a serem comunicados posteriormente. A lista dos alunos selecionados será divulgada no site da Universidade e por e-mail para os selecionados, em ordem alfabética no dia 3 de novembro.

Projeto Rondon

Com o objetivo de integração social, o projeto, promovido pelo Ministério da Defesa, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O projeto foi criado em 1967, extinto em 1989 e reformulado em 2005.

A proposta que será desenvolvida em Silvanópolis contempla o eixo temático “Meio Ambiente, Trabalho e Geração de Renda”. Durante a operação, os acadêmicos precisam desenvolver ações que estimulem o crescimento da comunidade, por meio de atividades educativas e sociais. Ao longo do período, dois professores da Universidade colaboram com orientação e supervisão dos rondonistas.

No edital, os interessados encontram mais informações sobre o processo seletivo e ainda todas os requisitos necessários para participar da Operação.