Concertos ao Entardecer: espetáculo “Acuarela Del Sür”, neste domingo, será na Casa das Etnias.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2016 | Editado em 12/07/2017

A edição dos Concertos ao Entardecer deste domingo (30) apresentará o espetáculo “Acuarela Del Sür”, reunindo no mesmo palco Lucio Yanel e o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS.  Excepcionalmente, o espetáculo será realizado na Casa das Etnias ( Av. Independência, 2542, no Bairro Panazzolo), porque o Recreio da Juventude será sede das eleições municipais que ocorrem no domingo. Com início às 18 horas, o espetáculo tem entrada franca, mas os organizadores sugerem a doação de alimentos não perecíveis.

O espetáculo “Acuarela Del Sür”, um projeto autoral com obras e interpretação de Lucio Yanel, foi idealizado para registrar e divulgar as cores que compõem os ritmos que nutrem e representam a identidade folclórica do Sul do Brasil, com uma roupagem sinfônica que integra o Grupo das Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS à “guitarra” de Yanel, com os arranjos de Daniel Sá. O projeto tem o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Nordeste-RS e das Empresas Randon e a parceria da UCS, por meio de sua Orquestra Sinfônica. “Acuarela Del Sür” já foi apresentado no UCS Teatro e na Igreja Santa Catarina.

lucio-yanel-cred-bruna-pellegrini

Sobre o espetáculo
“Acuarela Del Sür” traz composições autorais de Lucio Yanel que formam um mosaico musical do Continente Sul-Americano, de ritmos e sotaques onde se misturam zambas, chacareras, chamamés, milongas e tangos, com o especial toque de ancestralidade. O espetáculo traz em sua essência mais do que um espetáculo musical, é a representatividade de uma identidade cultural. O nome em espanhol deriva-se das origens da música pampeana, das influências que os países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai exerceram e exercem sobre o gaúcho do Rio Grande do Sul.

Lucio Yanel é um artista completo, violonista, compositor, ator e folclorista. Passou 35 anos de sua carreira percorrendo a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. É um investigador, um estudioso. Sua obra é uma significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica. Seu trabalho é, na verdade, uma das bases que sustentam a musicalidade do Estado.

Preocupou-se em lançar a ideia de um concerto/show, unindo o popular com o erudito, convidando o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS para compor com ele essa cena, dando uma roupagem diferenciada e rebuscada, interpretando obras de sua autoria que contam a história do povo gaúcho. Os arranjos foram feitos para reproduzir uma unidade entre a música folclórica e a orquestral, criando uma sinergia entre as cordas dos violinos, viola, violoncelo e contrabaixo com a sonoridade única da “guitarra” de Lucio Yanel.

Foto: Bruna Pellegrini/Divulgação