Revitalização do Campus-Sede terá parceria da Rio Grande Energia (RGE).

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2016 | Editado em 26/10/2016

claudia-velho-9177Celebração do convênio entre a UCS e a RGE terá o plantio de uma muda de Ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil, em frente ao Bloco A, marcando o início da revitalização do Campus-Sede. Cerimônia será nesta sexta-feira, dia 28, às 15h30min.

A empresa Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, e a UCS firmam uma parceria, nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, para o desenvolvimento e implantação do Projeto “Revitaliza UCS”. A ação tem como objetivo a recomposição florística e a harmonia paisagística no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Esta é uma iniciativa que enfatiza o compromisso das instituições com ações sustentáveis que buscam o aumento da qualidade de indicadores ambientais do Campus-Sede. O projeto terá ações de reflorestamento e adensamento com essências florestais nativas, em locais de lazer e em áreas de preservação permanente. O Revitaliza UCS também irá proporcionar a criação de locais de lazer, com bosques e pomares de árvores frutíferas nativas, bem como atividades associadas à pesquisa acadêmica, a serem desenvolvidas por estudantes da Instituição.

cla_7375Inicialmente, o Projeto Revitaliza UCS será desenvolvido pelos próximos cinco anos e tem investimento total previsto, por parte da RGE, de R$ 75 mil. Neste período inicial, a intenção da Gerência de Meio Ambiente da distribuidora do Grupo CPFL é arborizar o Campus-Sede da UCS de forma equilibrada e adequada a cada um dos espaços de lazer e circulação de pessoas. Os locais a serem arborizados, bem como a quantidade de mudas, foram indicados em projeto elaborado por técnicos do Instituto de Saneamento Ambiental. A definição de espécies a serem utilizadas em cada local passará por alinhamentos entre técnicos do ISAM e da Gerência de Meio Ambiente da RGE.

De acordo com o consultor ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens, a UCS está passando por um processo de revitalização da arborização de seu Campus, onde existem importantes áreas de preservação permanente. “Aproveitamos essa oportunidade para promover uma aproximação com UCS para atuar, mais uma vez, como parceiros da universidade”, afirma Fabrício.

claudia-velho-3920A diretora do ISAM, professora Vânia Schneider, explica que, na primeira etapa, a ser desenvolvida ainda este ano, serão entregues 200 mudas de até dois metros de altura. “São mudas de espécies nativas diversas do Rio Grande do Sul, com atrativos estéticos e frutíferos objetivando o embelezamento e a atração da avifauna. A RGE também irá confeccionar as placas acrílicas de identificação do Projeto, contendo informações sobre o Projeto e logomarcas da UCS, ISAM e da RGE. O plantio das mudas maiores será realizado pelos funcionários da RGE. Serão 45 espécies de árvores nativas que serão distribuídas pelo campus em locais próximos aos blocos, calçadas, estacionamentos e áreas de lazer. A harmonia paisagística também irá contemplar a área próxima do Zoológico e do Lago que, no início de setembro, esvaziou com o rompimento de uma tubulação e estará igualmente passando por um processo de recuperação e revitalização”.

Pelo convênio, a RGE entregará lotes anuais de mudas próprias para adensamento e diversificação florística das áreas de preservação permanente, como Pitangueira, Cerejeira, Cedro, Angico Vermelho, Caroba, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê da Serra e Araucária, dentre outras, de acordo com os estudos das necessidades e importância das espécies para a biodiversidade local. Também serão plantadas anualmente pela RGE, mudas de grande porte que serão definidas de acordo com planejamentos a serem alinhados entre as instituições. A RGE também vai auxiliar no monitoramento dessas árvores.

Fotos: Claudia Velho.