IPES inicia trabalhos do Termômetro de Vendas para a CDL-Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/10/2016 | Editado em 31/10/2016

Acordo prevê pesquisa para desenvolvimento, cálculo e elaboração de Relatório do Indicador de Vendas do Comércio Varejista de Caxias do Sul.

O Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) será o responsável por realizar, mensalmente, pesquisa para o desenvolvimento, cálculo e elaboração de Relatório do Indicador de Vendas do Comércio Varejista de Caxias do Sul. A parceria foi acordada na semana passada, em encontro que contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava, da presidente do CDL Analice Carrer, Ivonei Pioner e Ricardo Comandulli (integrantes da diretoria do CDL), da diretora do Centro de Ciências Sociais Maria Carolina Rosa Gullo, do diretor do IPES Roberto Birch Gonçalves e da assessora da Procuradoria Jurídica da UCS, Claudete Broliato.

O termômetro de vendas – um indicador do desempenho do comércio – foi criado em 1986 pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul com o objetivo de balizar os comerciantes locais sobre a movimentação da economia e apontar tendências sobre hábitos de consumo e práticas de gestão no varejo. Atualmente, fazem parte da base demonstrativa do relatório os dados comparativos de faturamento, empregabilidade e inadimplência.

assinatura-do-contrato-de-parceria-cdl-e-ucs-para-inicio-dos-trabalhos-do-termometro-de-vendas-claudia-velho-25-10-16-9
Representantes da UCS e da CDL assinaram acordo na semana passada.

Caberá ao IPES divulgar, mensalmente, as atividades e o resultado da pesquisa efetuada ao CDL que repassará as informações da pesquisa aos seus associados e à comunidade em geral.

O IPES – vinculado ao Centro de Ciências Sociais – desenvolve atividades na área de pesquisas econômicas e sociais, com o objetivo de promover estudos e análises sobre o comportamento econômico da sociedade. Entre suas ações mensais está a divulgação da Cesta Básica de Caxias do Sul e o Índice de Preços ao Consumidor.

Foto: Claudia Velho