Inovação e Sustentabilidade: sábado é dia de ação social na comunidade Euzébio Beltrão de Queiroz.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/11/2016 | Editado em 01/11/2016

O Programa de Extensão Inovação social e sustentabilidade, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, irá realizar, neste sábado dia 5, das 14h às 17h, uma ação social no Centro Cultural Euzébio Beltrão de Queiroz, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, com atividades como: teste de visão, corte de cabelo, aula de ginástica, oficina de grafite, cama elástica, piscina de bolinhas. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, a ação terá a participação de estudantes e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Música, Enfermagem, Psicologia, Biologia, Ciências Econômicas, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.

20160910_142423
Abertura do projeto, em setembro, reuniu a comunidade.

O programa de extensão “Inovação social e sustentabilidade” teve início em setembro e, a partir de então, todas as quartas-feiras, das 14 horas às 15h30min, professores e acadêmicos de diferentes cursos da UCS vêm desenvolvendo atividades com a comunidade do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Os encontros prosseguem até julho do próximo ano e, segundo a professora Márcia Cruz, o objetivo  “é proporcionar aos moradores desta comunidade possibilidades de contar com atividades de diversas áreas do conhecimento que poderão auxiliar na mudança de hábitos, comportamentos e atitudes que conduzirão a novas oportunidades e possibilidades de vida”.

Neste sábado, participam da Ação Social estudantes e professores dos seguintes cursos:

– Administração, Economia e Ciências Contábeis – Realizam atividades de orientação sobre orçamento familiar e planejamento para negócio próprio.
– Arquitetura e Urbanismo – Promovem uma oficina de construção de um refúgio.
– Farmácia, Medicina Veterinária e Medicina  – Realizam um jogo sobre o uso racional de medicamentos
– Fisioterapia – Oferece atividades de orientação postural.
– Enfermagem  – Oferece testes de verificação de pressão arterial, colesterolemia e glicose; e simulação de primeiro socorros.
– Nutrição  – Realiza a oficina Matemática das Guloseimas.
– Educação Física – Coordena atividades lúdicas e recreativas.
– Pedagogia – Realiza a pintura de rosto nas crianças.

img-20161026-wa0006
Curso de Pedagogia promove a Hora do Conto e oferece reforço escolar às crianças do Euzébio Beltrão de Queiroz.

Com apenas dois meses de atividades o Programa já contabiliza uma série de atividades que se estenderá até meados do próximo ano, destacando-se:

– Arquitetura e Urbanismo – Elaboração de maquete retratando a comunidade. Após a execução da maquete, foi feita uma interação com a comunidade, quando os moradores identificaram os locais e a sua residência. Eles também estão construindo suas casas para distribuir na maquete e é realizado um levantamento sobre como era a comunidade, como está hoje e como imaginam o futuro. Com a as crianças, foi realizado um mapa mental, onde elas desenharam o que gostam da comunidade.
– Pedagogia – Hora do conto e reforço escolar.
– Educação Física – Atividades recreativas (com brinquedos tradicionais, como peteca, pé de lata, 5 Marias, jogo da velha e pular corda) e exercícios físicos (ginástica, dança e alongamentos).
– Nutrição – Em parceria com o SESI, será realizada, no dia 23 de novembro,  a “Cozinha Brasil – Aproveitamento Integral de Alimentos”, quando a comunidade fará receitas orientadas pela nutricionista do SESI e curso de Nutrição.
– Música –  Oficina de construção de instrumentos sonoros a ser realizada no dia 8 de novembro.
– Design de Moda – Em parceria com Banco do Vestuário haverá orientação sobre a confecção de fantasias para Escola de Samba da comunidade e uma oficina de aproveitamento de tecidos com Clube de Mães.
– Direito – Palestra e orientação sobre legislação.
– Enfermagem – Atividades de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.
– Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – Atividades de orientação sobre administração financeira e orçamento familiar.