Curso de Estética e Cosmética oferece visão ampla sobre o mercado de trabalho.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/11/2016 | Editado em 01/11/2016

Graduação integra o Programa UCS.Tec e tem oferta no Vestibular de Verão 2017.

Em 2016, o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UCS apresentou mudanças significativas. Com a entrada no Programa UCS.TEC, a graduação adotou uma estrutura modular (dividida em eixos temáticos). Agora, a graduação passa a ser concluída em seis semestres, o valor do curso pode ser parcelado em até 42 vezes e o valor ficou mais acessível – o que garante mais tranquilidade ao estudante. A estrutura em módulos também exige que os alunos desenvolvam um projeto temático a cada semestre, aprofundando, com isso, os conhecimentos sobre áreas específicas do campo da estética. Neste semestre, por exemplo, como explica a professora coordenadora, Cristine Boone Costanzi, o desafio está em ampliar a atuação do profissional também para as Unidades Básicas de Saúde, atendendo ao perfil de necessidades dos pacientes.

“Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que o curso ensina apenas aspectos superficiais sobre tratamentos estéticos. No entanto, o que propomos com as disciplinas é uma visão geral do campo da estética, que é, na essência, um braço da saúde e também da arte. Descobrir como atuar nesse meio amplia inclusive as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Espera-se ainda que o profissional saia daqui sabendo empreender, podendo atuar em diversos segmentos”, explica.

A interface com a comunidade é rotina e fundamental para a formação dos futuros profissionais da área. São realizados diversos atendimentos semanais nos Laboratórios de Estética, que contemplam também atuação em pós-operatório de cirurgias plásticas. Os pacientes chegam, muitas vezes, em situações mais delicadas, com edemas e lesões que exigem atenção redobrada. Durante as aulas práticas, estudantes supervisionados por professores atendem a pessoas interessadas em se submeterem a procedimentos que fazem parte da rotina desse profissional. Como explica Cristine, a presença de voluntários nas aulas é fundamental para a formação dos acadêmicos, que precisam aprender e executar tratamentos faciais, corporais e capilares, além de recursos manuais e de embelezamento através das atividades de maquiagem convencional e artística. As pessoas interessados em participar dos procedimentos devem inscrever-se pelo telefone (54) 3218-2047.

Criado em 2014, o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética tem 130 alunos matriculados e a primeira turma concluirá a graduação em agosto de 2017. A partir do primeiro semestre do ano que vem, as aulas serão oferecidas em todos os turnos: manhã, tarde, vespertino, noite. Ficou interessado no curso? Inscreva-se no Vestibular de Verão 2017.

Foto: Claudia Velho.