Campus 8 recebe projeção mapeada sobre Arte, História e Tecnologia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/11/2016 | Editado em 04/11/2016

Trabalho de Conclusão de Curso de Tecnologias Digitais é inédito e será exibido no dia 10 de novembro.

A acadêmica do curso de Tecnologias Digitais, Tatiane Castagna Tomé, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizou um trabalho inédito, conforme sua orientadora, professora Dra. Silvana Boone, que será exibido no dia 10 de novembro, próxima quinta-feira, na parede lateral esquerda do auditório do Campus 8. A cada dez minutos – com início às 20h30min e encerramento às 22 horas – ela apresenta o trabalho “Campus 8 – Arte, História e Tecnologia”, que consiste em uma projeção mapeada e tem como intuito contar para as pessoas, através de um vídeo, a história e as lendas “absurdas, mas curiosas, geradas pela criatividade de alunos que por ali passaram, que estão presentes no Campus 8, tais como as funções que o local já teve e a lenda da freira fantasma e dos alienígenas, que supostamente criaram o local”, explica a aluna.

alienjanelasfreira3

Tatiane ressalta que “o avanço das tecnologias digitais frequentemente nos presenteia com novidades e a projeção mapeada é uma das tecnologias para o entretenimento que vem ganhando espaço e visibilidade nos últimos anos”.

A “projeção mapeada” é uma projeção de imagens feita em uma superfície tridimensional e, para que as imagens não fiquem distorcidas, é necessário utilizar o computador para mapear a superfície. Utilizando esta técnica em combinação com diversos outros elementos, é possível projetar em qualquer superfície, fazendo com que ela ganhe vida.

“As tecnologias sempre me interessaram, e não foi diferente quando escolhi o curso de Tecnologias Digitais como opção de graduação. Unindo as áreas de Artes, Informática e Comunicação, o curso sempre me fez pensar no novo e no tecnológico, ao mesmo tempo em que me incentivou a criar e inovar. Agora, ao final da graduação, o meu TCC aborda estes elementos que me acompanharam durante o curso, que em união com a história de um importante elemento arquitetônico de Caxias do Sul – o Campus 8, pretende aproximar as pessoas tanto das novidades tecnológicas quanto do conhecimento acerca do local”, conclui.

A exibição pode ser conferida pela comunidade na próxima quinta-feira.

Fotos/Divulgação: Tatiane Castagna Tomé