Odontologia: acadêmicos e docentes prestam atendimento a pacientes do Hospital Geral.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/11/2016 | Editado em 08/11/2016

Além da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, projeto também atingirá pacientes da UTI para realização de processo de higienização bucal para a prevenção da pneumonia nosocomial.

1
Elto Luis Bourscheidt (à esquerda) recebeu instruções sobre cuidados bucais; José Benedito de Oliveira Gomes (à direita) fez tratamento com laserterapia.

 

Em julho, Elto Luis Bourscheidt, de 52 anos, iniciou o tratamento quimioterápico na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Geral de Caxias do Sul. Diagnosticado com câncer no intestino, ele já fez dez das 12 sessões previstas. A carga de medicação acaba dificultando o dia a dia do paciente. A região da boca é um dos pontos mais afetados. “Tem dias que não consigo me alimentar direito. Dói muito”, explica o caxiense.

Boxes matéria Zika VírusEssa reação à quimioterapia é bastante comum. Gengiva, língua e lábios ficam bastantes sensíveis durante o tratamento. Com o objetivo de ampliar o conforto de Bourscheidt e de demais pacientes em tratamento na Unacon, professores e acadêmicos de Odontologia realizaram um atendimento experimental na última terça-feira, dia 1º de novembro. Por meio de um projeto de Extensão, a rotina de imersão no ambiente hospitalar passará a ser cada vez mais comum. Além do local que atende casos de câncer, o projeto de atendimento contempla também as internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No primeiro contato no hospital, além de informações sobre os cuidados para prevenir as lesões bucais causadas pela ação da medicação, a equipe da Odontologia também fez a aplicação de laserterapia em pacientes que apresentavam mucosite – inflamação que pode levar a úlceras dolorosas e feridas.

Submetido a intervenções por causa de um câncer na língua, José Benedito de Oliveira Gomes, de 37 anos, já convivia com as primeiras mucosites na boca. Foi submetido ao tratamento com laser que deve, nos próximos dias, aliviar e curar com mais rapidez as lesões. O procedimento melhora a produção de colágeno nos tecidos e facilita a angiogênese – crescimento de novos vasos sanguíneos.

“A Odontologia Hospitalar atua em pacientes em condições sistematicamente alteradas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e permitir a manutenção do tratamento sem pausas”, explica a professora do curso de Odontologia Marina Curra.

Conforme a professora, as reações à medicação podem ocasionar graves problemas orais que não permitem aos doentes a ingestão de alimentos. Devido à fraqueza causada pelas doses de fármacos, muitos pacientes precisam cancelar temporariamente o recebimento da medicação.

A docente explica ainda que os odontólogos podem atuar sobre as mucosites de maneira preventiva ou curativa. Com base em pesquisas desenvolvidas por ela, em casos de quimioterapia de alto risco, a ação dos dentistas pode reduzir os casos de mucosite de 70% para 12% das pessoas em tratamento.

Boxes matéria Zika Vírus

“A odontologia é parte fundamental da assistência multiprofissional em câncer”

reirizCoordenador médico da Unidade de Alta Complexidade (Unacon), o professor André Reiriz reforça a importância da construção do conhecimento a partir da aproximação da academia com o espaço hospitalar. Além disso, o Oncologista destaca a interação entre diferentes formações na área da saúde no cuidado com os pacientes com câncer. Confira na breve entrevista:

Como a Unacon pode auxiliar na formação dos futuros profissionais da saúde? E qual a importância dessa relação acadêmico e paciente ainda na graduação?
André Reiriz: A grande contribuição está no fato do Unacon ser uma referência assistencial no tratamento do câncer, apresentando tratamento integral num mesmo espaço, com equipes multiprofissionais atuando em sintonia, aprimorando o acesso e a qualidade do tratamento. Desse modo, temos um campo de ensino propício para que alunos da graduação participem do processo de cuidado aos pacientes com câncer. Isso ocorre desde a prevenção até o tratamento envolvendo cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e permite ao acadêmico a percepção da importância de termos profissionais de todas as áreas da saúde integrados e planejando estratégias conjuntamente.

Qual a relevância desse atendimento dos alunos da Odontologia para os pacientes que realizam tratamento de Quimioterapia e Radioterapia?
André Reiriz: A Odontologia é parte fundamental da assistência multiprofissional em câncer, considerando que tais terapias oncológicas causam efeitos tóxicos na cavidade oral (mucosite) e, assim, necessitam de estratégias preventivas e de tratamentos – em especial a laserterapia. A presença do curso de Odontologia com seus docentes e alunos irá aprimorar a qualidade da assistência aos nossos pacientes e constituirá um diferencial importante na formação de nossos alunos de odontologia, considerando que poucos cursos possuem tal campo de ensino.

Fotos: Claudia Velho