Engenharia Ambiental: Universidade realiza estudo de impacto ambiental de evento de ecoturismo em Três Coroas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/11/2016 | Editado em 08/11/2016

Um grupo de 15 alunos e dois professores do curso de Engenharia Ambiental realiza, até quinta-feira, dia 10 de novembro, um estudo de impacto ambiental do evento ABETA SUMMIT 2016 – XIII Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de aventura, que ocorre em Três Coroas. O grupo é responsável pela elaboração do estudo de impacto ambiental e indicará medidas compensatórias para os impactos ocasionados pelo evento. Esta ação é resultado de uma parceria celebrada entre a UCS, por meio dos cursos de Engenharia Ambiental e Turismo, e a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), promotora do evento.

20161012_142350

O estudo é realizado pelos alunos da disciplina de Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental do curso de Engenharia Ambiental, orientados pela professora Renata Cornelli e com apoio dos professores Neide Pessin, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, e Michel Bregolin, coordenador do curso de Bacharelado em Turismo.

Identificar e mensurar os impactos ambientais negativos e positivos do evento, propondo ações para a compensação dos impactos negativos é o objetivo dessa parceria. O estudo é umas das ações da UCS na área de Sustentabilidade em Eventos, tema que inclusive será objeto de capacitações oferecidas por meio da UCS Escola de Eventos, que passa a funcionar, no próximo ano, no Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela.

O ABETA SUMMIT configura-se como um fórum brasileiro de debates sobre ecoturismo e turismo de aventura, reunindo empresários, gestores públicos, dirigentes de entidades, acadêmicos, guias e profissionais do setor. Com a edição deste ano, ocorre também o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, reunindo representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, e o I Congresso Brasileiro de turismo da vida ao ar livre e bem-estar.

Foto/Divulgação