UCS Desafiando Estrelas: projeto se encerra com vitória da equipe “Malandramente”.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/11/2016 | Editado em 16/11/2016

fnial

A equipe “Malandramente” se consagrou a vencedora da 6ª edição do projeto UCS Desafiando Estrelas. A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira, dia 10 de novembro, na sala Florense, no bloco M. O grupo ganhador obteve 903,14 pontos ao longo da competição. Na segunda colocação, ficou a “The Decrux”, com 664,95. A terceira posição foi alcançada pelos alunos da Stars Orange, com 471,15.

Ao longo da competição, as equipes foram desafiadas a desenvolver a aprendizagem por meio de provas que uniam teoria e prática. As tarefas apresentavam essencialmente uma proposta educativa e social, como o Circuito Aventura, promovido em parceria com a Samburá, em que os alunos precisaram atuar em causas ambientais, ou ainda a tarefa com os Médicos dos Sorrisos que buscou fazer uma campanha de arrecadação, para estimular a solidariedade.

claudia-velho-1531Durante a premiação, o reitor Evaldo Antonio Kuiava destacou os objetivos do projeto que busca trabalhar o conhecimento de um modo diferenciado. “As experiências que vocês tiveram aqui vão marcar o caminho de vocês”, afirmou o reitor aos estudantes participantes.

A diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Maria Carolina Gullo, destacou o aprendizado que os alunos obtêm ao longo do projeto. “Por meio das atividades, vocês acabam desenvolvendo habilidades que o mercado exige, especialmente, o trabalho em equipe”, analisou.

A Promob, empresa caxiense que desenvolve softwares e atualmente se destaca no mercado global, foi parceria da UCS na realização do Desafiando Estrelas. O CEO da organização, Edson Witt, participou da premiação e reforçou a necessidade de vinculação entre academia e empresas. “A relação é muito salutar. Esse movimento de aproximação é bem interessante e estamos de portas abertas a essa situação”.

A organização do projeto é organizado pela professoras Elisandra Martins, Gabriela Bossardi e Magda Bassanesi. Conforme Elisandra, o desafio dessa edição ficou por conta da expansão da competição para diferentes cursos. Antigamente, a iniciativa era destinada apenas a cursos da área de gestão. Com a ampliação, ao todo 11 cursos estavam habilitados a inscrever participantes. “Inicialmente, houve uma maior dificuldade para a formação das equipes e para que elas acomodassem a diversidade de graduação. Mas depois desse processo, a integração das equipes foi excepcional”, reforçou.

Vitória expressiva

claudia-velho-1557O nome “Malandramente” remete ao funk que fez sucesso nos últimos meses. Malandramente, os integrantes Adriana Spegiorin, Karen Nadine Zuehl, Keitersane Rauber, Lucas Piccoli, Luiz Henrique de Lima da Costa, Simone Righez, Tatiane Bassani e Vandoir Welchen foram os melhores da competição e alcançaram um expressivo score: mais de 200 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.

Prestes a se formar em janeiro, o acadêmico de Administração Vandoir Welchen (foto), de 26 anos, era um dos mais entrosados ao grupo. Ele reforçou que a experiência foi desafiadora. “O período de provas foi emocionante, divertido e gerou muitos aprendizados. O mais difícil era conciliar as ideias de todo mundo para atingir aos objetivos”. As dificuldades foram vencidas!