Ambulatório Central participa de campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia contra o câncer de pele.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/11/2016 | Editado em 22/11/2016

cover-face-dia-c-final-16-nov

O Ambulatório Central, que atende a comunidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está engajado na campanha “Dia C Contra o Câncer da Pele”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Desta forma, no sábado, dia 26 de novembro, das 9 horas às 15 horas, 100 pessoas serão atendidas por dermatologistas no Ambulatório: são pacientes já selecionados pela Secretaria da Saúde com forte suspeita oncológica. Neste dia, esses pacientes, caso for necessário, também irão fazer a biopsia e devem comparecer no Ambulatório Central, no Campus-Sede, às 8h30min e às 12h30min.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, pelo 17º ano consecutivo, em todo o Brasil, o “Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele”. Cerca de três mil dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 127 postos de atendimento, em 25 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, na edição de 2015, cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele no Brasil, sendo, imediatamente, encaminhadas para tratamento. No Rio Grande do Sul, a incidência foi bem mais alta, chegando a 15,76%.

Sobre o câncer da pele
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado:

A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

Dezembro Laranja
No próximo mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, que objetiva alertar a população para a prevenção ao câncer da pele. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano. Saiba mais