Projeto Música e Arte na Escola estreia com alunos do Cristóvão de Mendoza.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/11/2016 | Editado em 25/11/2016

A partir de março do próximo ano, as escolas poderão se inscrever gratuitamente no projeto.

opera-credito-ben-hur-ribeiro
Acadêmicos de Música encenam a “Ópera Dido e Enéas”. (Crédito: Ben Hur Ribeiro).

O Centro de Artes e Arquitetura irá realizar, a partir de março de 2017, um novo projeto envolvendo alunos do ensino médio. Trata-se do “Música e Arte na Escola”, com ações culturais e educativas que têm como objetivo propiciar a interação de jovens com a música e as artes visuais, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento criativo e da sociabilidade, fortalecendo a cidadania.

Para estrear o projeto, na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, às 15h30min, o Campus 8 irá receber alunos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza para a primeira atividade. Os estudantes irão assistir a uma versão reduzida da “Ópera Dido e Enéas”, de Henry Purcell, interpretada pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música. Logo após, participam de uma visita orientada ao Instituto Bruno Segalla e às exposições dos acadêmicos do curso de Artes Visuais.

ibs-credito-ricardo-barp
Alunos do Ensino Médio irão conhecer o Instituto Bruno Segalla. (Crédito: Ricardo Barp)

A professora Patrícia Pereira Porto, que coordena o projeto, acredita que essa iniciativa “seja uma forma de estreitar a relação entre a universidade e as escolas, promovendo o diálogo entre as partes. Além disso, é uma maneira de divulgar o trabalho que é desenvolvido pelos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, possibilitando aos alunos do ensino médio um maior conhecimento sobre as áreas e oferecendo uma experiência direta com as áreas criativas”.

Em 2017, o projeto será realizado mensalmente, com encontros na terceira terça-feira de cada mês, das 15h30min às 16h30min. A atividade é promovida pelo Centro de Artes e Arquitetura, Projeto Arte na Escola – Polo UCS e Instituto Bruno Segalla.