Universidade participa do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/11/2016 | Editado em 30/11/2016

Laboratório de HIV/AIDS fará ação de orientação e testagem rápida no dia 30 de novembro. Na quinta-feira, dia 1º, estudantes de Medicina, da Liga Acadêmica de Infectologia, promovem aula pública.

grafico1

info2O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA/UCS) realiza no dia 30 de novembro, quarta-feira, ações de orientação, prevenção e testagem rápida para HIV e Sífilis. A atividade ocorre na Galeria Universitária, das 14h às 20h, ao lado da UCS Farmácia Escola, e tem o objetivo de orientar sobre HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de propiciar diagnóstico do vírus causador da AIDS por meio do teste rápido. Os interessados em realizar os exames deverão comparecer com um documento de identificação com foto.

Alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, a atividade é destinada à comunidade universitária e será realizada em parceria com o Ambulatório Central da UCS, o curso de Enfermagem e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA-FUCS. As ações integram a programação da Prefeitura de Caxias do Sul, promovida pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Infectologia.

info32De acordo com dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em 2015, o crescimento de AIDS na juventude (de 15 a 24 anos) continua sendo uma preocupação. De 2005 a 2014, a taxa de detecção de casos de AIDS entre aqueles com 15 a 19 anos mais que triplicou (de 2,1 para 6,7 casos por 100 mil habitantes) e, entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa quase dobrou (de 16 para 30,3 casos por 100 mil habitantes). A maior concentração de casos no Brasil está em indivíduos com idade entre 25 e 39 anos.

Em Caxias do Sul, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), há um aumento no percentual de diagnóstico da infecção pelo HIV em jovens, especialmente do sexo masculino, com idade entre 20 e 24 anos. Em 2014, em torno de 10% dos meninos nesta faixa etária tiveram resultado reagente para HIV.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul e fotos de Claudia Velho.