Design de Moda: coleção “Anônimos” vence a 34ª edição do Prêmio UCS/Sultextil.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/12/2016 | Editado em 07/12/2016
_mg_0850-34o-premio-ucs-sultextil-bruna-saboleski-dalcin
Bruna Dalcin vence com a coleção “Anônimos”.

A coleção “Anônimos”, da aluna Bruna Soboleski Dalcin, do curso de Design de Moda, foi a vencedora da 34ª edição do Prêmio UCS/Sultextil, em desfile realizado na noite de terça-feira (6 de dezembro), no Campus 8. Como premiação, a graduanda recebe uma viagem para Paris no período das principais feiras internacionais de moda.

Sua coleção foi inspirada no Burning Man, festival anual que acontece no Black Rock Desert, em Nevada (Estados Unidos). Durante 10 dias é construída uma cidade temporária pelos participantes, onde em senso de comunidade, permite-se que as pessoas se libertem e se conheçam melhor em meio à riqueza cultural, artística e de expressão. Bruna Soboleski Dalcin, através da mistura de técnicas de nervuras e vazados, com detalhes cortados a laser, desenvolveu, para essa coleção, peças que contam com uma modelagem versátil, de elementos funcionais, composta por aberturas em zíper, capuz e sobreposição de tecidos, com um design diferenciado, propondo funcionalidade às peças, através da influência futurística e a mescla de emoções, desenvolvida a partir das referências culturais do próprio festival.

A parceria com a tecelagem Sultextil permite aos alunos concluintes do curso de Design de Moda trabalharem com os tecidos de lançamento da empresa e realizarem peças conceituais que são apresentadas em desfile. No concurso deste semestre, um júri de cinco profissionais – Fernanda Yamamoto (um dos principais talentos da moda brasileira), Joana Bof Aesse (design de moda que atua nas Lojas Renner como analista de moda e tendências), João Pimenta (que desde 2003 assina sua própria marca), Liliana Zambon da Silveira (gerente de criação da Paramalhas Comércio e Representações) e Marcondes Tavares (coordenador de grupos para pesquisa de Moda na Europa, China e Estados Unidos) – avaliaram as peças confeccionadas e o portfólio criativo e técnico de cada aluno, julgando criatividade, fidelidade ao tema e execução da peça.

_mg_9416-mencao-honrosa-marina-zanovelo-selli
A menção honrosa ficou com Marina, com o tema “Circus”.

Menção Honrosa

O Prêmio UCS/Sultextil concedeu também menção honrosa a Marina Zanovelo Selli, com o tema “Circus”: inspirada num universo de paixões avassaladoras e amores proibidos, a coleção emerge do fantástico imaginário em uma explosão de cores e emoções. Um emaranhado excêntrico de linhas é disparado para todos os lados, entrando em perfeita sincronia com a agilidade dos movimentos no picadeiro. Apoiada nesse espetáculo de fantasias, deu-se a união entre as técnicas tradicionais de alfaiataria e a moulage criativa, culminando em uma atração à parte do show. Para confeccionar a peça, Marina utilizou recortes estrategicamente distribuídos, fazendo proveito das diferentes texturas e padronagens das malhas. O acabamento interno também carrega consigo a identidade da coleção ao utilizar um viés delicado que se configura em um novo padrão de listras.

Trabalhos de Conclusão de Curso

A noite desta terça-feira foi reservada também para o desfile dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos Angelica Araldi, Bruna Soboleski Dalcin, Lourdes Donida De Carli, Mariana Torresan, Marina Zanovelo Selli, Melina Roveda Stimamiglio e Sabrina Mussatto Daniel. Ao final de três anos de curso, os estudantes desenvolvem a coleção de vestuário, apresentando portfólio para avaliação e desfile de três looks confeccionados pelo acadêmico. O tema deste semestre foi “Possibilidades”, permitindo ao estudante o desenvolvimento de um trabalho muito livre, desenvolvido a partir de referências e pesquisas individuais, bem como exercícios autorais de criação.

Laboratório de Criatividade

E, hoje à noite (07), acontece o desfile da disciplina “Laboratório de Criatividade, com o tema “Old Gold”. A inspiração para os trabalhos dos 16 alunos foi a vida de pessoas da Terceira Idade: as alegrias, lembranças, dificuldades, amores … foram alguns aspectos explorados pelos jovens futuros estilistas. O material utilizado para a confecção das roupas foram resíduos têxteis fornecidos pelo Banco do Vestuário de Caxias do Sul fazendo de certa forma uma alusão ao tema escolhido já que, muitas vezes, se pensa em um idoso como algo “descartado”. Os alunos do curso de Design de Moda que integram a disciplina são: Aline Milia Fontoura Frantz, Camila Batista, Camile Correa da Silva, Daniela Ribeiro de Vargas, Danielle Dalina Weirich Mamani, Domenico Flaver Boff de Souza, Estelamáris dos Santos de Oliveira, Gabriela Donati, Giulia Panazzolo de Albuquerque, Jonatan Marcelo Gomes dos Santos, Marcela Schmitt Salvador, Martina Cambruzzi De Boni, Nicole Hugen, Sabrina Vargas de Sousa, Stéfani Fochesatto e Victória Abreu Guerra.

Fotos: Ben Hur Ribeiro