Curso de Audiodescrição torna a educação mais acessível às pessoas com deficiência visual.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/12/2016 | Editado em 09/12/2016

audiodescricaoEm nível de extensão, atividade foi realizada pelo Centro de  Ciências Humanas e da Educação nos dias 28 e 29 de novembro e 9 de dezembro.

Terminou nesta sexta-feira, o primeiro curso de extensão em Audiodescrição como Ferramenta Pedagógica, organizado pelos pesquisadores que atuam no módulo sobre deficiência visual do projeto de pesquisa INcluir. Coordenado pela professora Carla Beatris Valentini, o curso de 20 horas-aula foi ministrado pelo professor Felipe Leão Mianes, audiodescritor e vice-presidente da Associação Gaúcha de Audiodescritores, entidade criada em junho deste ano com a finalidade de regulamentar a atividade do audiodescritor e promover o acesso dessa ferramenta a todas as pessoas que dela necessitam.

A proposta do curso, pela primeira vez realizado em Caxias do Sul, é preparar os educadores para utilizar o recurso da audiodescrição em sala de aula, possibilitando que pessoas com deficiência, sobretudo, as cegas e com baixa visão, tenham acesso a todo tipo de conteúdo audiovisual.

Segundo a coordenadora do curso, no Brasil há cerca de 35 milhões de pessoas com algum grau de deficiência visual, conforme Censo do IBGE de 2010 e pelo menos 40% delas estão em idade escolar e as políticas de educação inclusiva exigem que gestores, professores, alunos e demais membros da comunidade escolar estejam preparados para oferecer condições efetivas de inclusão e aprendizagem a todos os educandos.

“A audiodescrição, sendo um recurso de acessibilidade comunicacional que transforma imagens em palavras é mais um desses recursos que auxiliam na inclusão. Por ser um recurso relativamente recente, é necessário que todos os envolvidos com os processos educacionais estejam preparados. Conhecer as potencialidades da audiodescrição e saber como utilizá-la em sala de aula melhora a qualidade da educação e amplia o acesso ao conhecimento, condição necessária para a construção da cidadania”. A coordenadora explica que, cada vez mais, a audiodescrição é utilizada com diferentes finalidades muito fortemente em publicidade, cinema e outros meios, no entanto, a nossa intenção foi circunscrever o curso ao âmbito da educação.

Participaram do curso professores que atuam com deficientes visuais, professores da rede pública de Caxias do Sul, professores do atendimento educacional especializado de Caxias do Sul e de Nova Petrópolis, estudantes de licenciatura e deficientes visuais.