LionsEduC distribui sementes de crotalária que atrai libélula predadora natural do mosquito Aedes aegypti.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/12/2016 | Editado em 15/12/2016
20150331113444
Planta é utilizada para a correção do solo (Foto/Instituto Agronômico de Campinas/SP)

O LionsEduC, apoiadora da Orquestra Sinfônica da UCS, tem intensificado uma ação para combater o mosquito Aedes aegypti: juntamente com os Lions Clube da região de mais de 70 municípios de abrangência do LD 7 (do Rio Grande do Sul), está distribuindo sementes da crotalária, uma planta que atrai a libélula predadora do mosquito transmissor da dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus.

Segundo Telmo Losquiavo, presidente do LionsEduC, “aqui em Caxias do Sul começamos a campanha de distribuição no Concerto da Primavera, realizado na UCS, no dia 23 de outubro. Naquele dia, foram distribuídos mais de mil envelopes com sementes. Mas também já foram distribuídas sementes para escolas, clubes, entidades de classe, escoteiros, militares, secretarias do município e muitos outros. A campanha conta com parceria do Lions 1875, Lions Centro, Lions São Pelegrino e Lions Forqueta”.

A crotalária é uma arma a mais no combate ao mosquito Aedes aegypti, mas o único procedimento eficaz no combate ao mosquito ainda é a localização e a eliminação dos criadouros do mosquito vetor. “Todos os Lions estão envolvidos nesta campanha, que tornou-se um mutirão do Lions regional. Em municípios menores a campanha já está bem mais avançada, mas não podemos deixar de cuidar de terrenos baldios, de água parada e limpeza”, enfatiza Telmo Losquiavo.

A planta

A bióloga Luciana Scur, do Museu de Ciências Naturais, explica que a crotalária é do gênero de plantas da família Fabaceae, que inclui um número grande de espécies exóticas e que tradicionalmente vêm sendo utilizadas na agricultura como plantas melhoradoras do solo. “Por serem amarelas, atraem insetos polinizadores, entre eles poderia estar a libélula que inclui na sua dieta larvas de insetos, entre elas, larvas de mosquito, incluindo o da dengue, mas que ainda não tem comprovação científica”.

Mosquito e doenças

A transmissão da dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.