Acadêmicos de Design de Moda premiados no concurso UCS/Cootegal.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/12/2016 | Editado em 14/12/2016
_mg_0245
Os acadêmicos Fernando, Carina e Leonardo.

Os acadêmicos de Design de Moda, Carina Godinho de Oliveira (1º lugar), Fernando de Abreu Lenzi e Leonardo Ziliotto Gazola (menções honrosas) foram destaque na 11ª edição do concurso UCS/Cootegal.

A acadêmica Carina Godinho de Oliveira foi a vencedora da 11ª edição do concurso UCS/Cootegal, uma parceria da Cooperativa Têxtil Galópolis e Universidade de Caxias do Sul que visa proporcionar aos acadêmicos de Design de Moda a experiência prática no manuseio de tecidos de lã.

Como inspiração, durante o semestre, 15 alunos da disciplina Projeto de Moulage, coordenado pelas professoras Adriana Ferreira Conte e Gilda De Ross, trabalharam os cinco sentidos através dos objetos físicos que mais expressam a identidade criadora de cada um. Foi dessa forma que cada estudante criou o tema da sua coleção confeccionou um look para participar do concurso que ocorreu na segunda-feira, dia 12.

Durante o concurso, os estudantes apresentaram seus modelos e explicaram o processo criativo e de produção para a banca avaliadora – composta por cinco profissionais do setor que avaliaram a criatividade, a fidelidade ao tema, e a qualidade na execução da peça. Participaram da banca avaliadora: Denise Telli (representante de tecidos de Porto Alegre), Jacira Lucena (egressa do curso de Moda e Estilo pela UCS e hoje atua na Grendene), Jussara Caberlon (empresária do setor de Moda e vice-presidente do Sindivest), Katia Kayser (designer, representando a empresa Cootegal) e Simoni Schiavo (editora da revista Afrodite).

Como prêmio pelo primeiro lugar, Carina ganhou uma viagem para participar da Première Vision Brasil Inverno, a realizar-se em São Paulo no próximo ano, ou um curso de qualificação na área de design de moda. Duas menções honrosas também foram concedidas nesta segunda edição do concurso neste ano: Fernando de Abreu Lenzi e Leonardo Ziliotto Gazola.

Saiba mais
Moulage – Criado pela estilista francesa Madeleine Vionnet, na década de 30, o moulage é uma forma avançada da modelagem, na qual o estilista desenvolve a criação da roupa ou molde no corpo de alguma pessoa ou manequim, aprimorando o caimento e o acabamento da roupa. Utiliza-se esse processo para ampliar possibilidades criativas e reduzir a margem de erros;

Cootegal – Com tradição de mais de 100 anos no mercado, o cuidado artesanal na fabricação dos tecidos produzidos pela Cootegal atrai as principais marcas brasileiras. Localizada em Caxias do Sul, a cooperativa tem como principais clientes as confecções da Serra Gaúcha, além de atuar nas regiões Sul e Sudeste. Hoje, 41 sócios e 76 colaboradores formam a equipe de trabalho. A direção é composta pelo presidente Fernando Marchioro e pelos diretores Sidnei Canuto e Márcio Kich.

Design de Moda – Completando 25 anos no ano que vem, o curso que recebeu avaliação máxima do MEC pela segunda vez consecutiva, mantêm parcerias importantes para permitir a melhor qualificação dos seus futuros profissionais. A possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e a presença de profissionais do setor avaliando etapas de seus trabalhos são alguns dos grandes diferenciais oferecidos.

Foto: Ben Hur Ribeiro