Oficina de Teatro do Campus 8 apresenta “Ribaltare”, com esquetes de Ivo Bender.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/12/2016 | Editado em 19/12/2016

Estreia do projeto de Extensão, promovido pelo curso de Artes Visuais, será nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

fotos-o-grupo-ucs-076

“Ribaltare”, esquetes de Ivo Bender, com direção de Márcia Bertuol Tonin, será o espetáculo de estreia do grupo de teatro montado, neste semestre, dentro das atividades do projeto de extensionista do curso de Artes Visuais, Oficina de Teatro do Campus 8. A apresentação será às 20 horas no Campus 8.

Aberta à participação da comunidade externa, a Oficina de Teatro visa estimular a produção teatral e promover o estudo de textos interdisciplinares para produção de peças e esquetes, propiciando uma reflexão sobre a arte e sobre a história do teatro e seus fundamentos. Do ponto de vista da iniciação à dramaturgia, é uma oportunidade para exercitar  técnicas de respiração, impostação vocal e postura cênica, concentração, expressão oral e escrita, pesquisa de personagens, tornando-se uma opção para o exercício da criatividade e a descoberta de potencialidades e habilidades pessoais, desenvolvendo no aluno, a capacidade de se posicionar com segurança e independência nas diferentes situações de vida.

A apresentação desta sexta-feira será baseada em cinco textos do dramaturgo gaúcho, Ivo Bender: “A alface”, “Amor gaúcho”, “A barra do tribunal”, “Tudo no divã”,  e “Bodas ao cair da tarde”. O elemento farsesco é intensamente manipulado nesses textos. Aliás, conforme a sinopse da peça, o gênero da farsa combinou-se bem com muitos dos textos chamados absurdistas e, por outro lado, qual a farsa, por mais clássica que seja que não comporta um componente de absurdo?

A apresentação terá entrada franca.

Foto divulgação.