Acadêmico de Medicina é Diretor Nacional de Publicações, Pesquisa e Extensão da IFMSA Brazil.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/12/2016 | Editado em 22/12/2016
candlelight-memorial-renata-chies-212
Leonardo na campanha Candlelight Memorial, no Centro Cívico da UCS. Foto: Renata Chies

Leonardo Guimarães de Almeida, do segundo ano do curso, também é presidente do Comitê Local UCS, filiado à Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil).

Em outubro do ano passado, um grupo de sete acadêmicos do curso de Medicina implantava na UCS o Comitê Local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil), com o objetivo de promover campanhas voltadas à realidade de Caxias do Sul, visando ao desenvolvimento e a prevenção em saúde. E um desses alunos – Leonardo Guimarães de Almeida, 21 anos – foi eleito, recentemente, Diretor Nacional de Publicações, Pesquisa e Extensão da IFMSA Brazil, que terá como função empoderar a Academic Quality dos filiados à IFMSA Brazil, objetivando fomentar a pesquisa e a publicação dentro da IFMSA Brazil, além de promover, junto à Diretoria de Capacity Building e às Diretorias de Programas e Atividades, capacitações para estimular o conhecimento em pesquisa.

Leonardo explica que tudo começou quando os sete alunos passaram a realizar cursos como o de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde sobre Sífilis Congênita (quando foram capacitados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, 96% dos agentes comunitários de saúde), os natais solidários a crianças e idosos com alta vulnerabilidade social (oferecendo brincadeiras, alimentos, presentes e educação em saúde a essa população), a V Jornada de Anatomia Humana (em parceria com a Liga Acadêmica de Estudos Avançados em Anatomia Humana da UCS) e a realização do Candlelight Memorial (uma campanha multicêntrica, realizada com outras cinco universidades ao mesmo tempo, de combate ao preconceito aos portadores de HIV e AIDS, que aconteceu no Centro Cívico da UCS). “Desde novembro, estamos oferecendo aos estudantes de Medicina da UCS a possibilidade de realizar intercâmbios nacionais e internacionais de estágios clínicos-cirúrgicos e de pesquisa nos comitês locais da IFMSA Brazil e nos diversos países da IFMSA. Hoje contamos com 15 coordenadores locais, que auxiliam a Local Executive Board (diretoria local) a realizar todas as atividades”, salienta.

diretoria-executiva-local-presente-na-49-assembleia-geral-da-ifmsa-brazil-junto-do-presidente-nacional-da-ifmsa-brazil-para-a-gestao-2015-2016
Diretoria Executiva local e presidente nacional na 49ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil, em Juiz de Fora (Minas Gerais). Foto: divulgação

A atual Executive Board da IFMSA Brazil UCS é composta pelos acadêmicos: Leonardo Guimarães de Almeida (presidente local), Nixon Antunes Rocha (vice-presidente para Assuntos Internos ), Lucas Moraes Bueno (vice-presidente para Assuntos Externos), Felipe Albani (diretor local para Saúde Reprodutiva incluindo HIV/AIDS), Camila Pereira Biehler (diretora local para Educação Médica), Katiele Mariani Cassol (diretora local para Saúde Pública), Natália Diel Lisbôa (diretora local de Intercâmbios para Outgoings) e Lucas Friedrich Fontoura (diretor local de Intercâmbios para Incomings).

Órgão Não Governamental

A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil, cuja sigla, em inglês, é IFMSA Brazil, é um órgão não governamental ligado à International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), criada por estudantes de 10 países europeus em 1951, com o objetivo de auxiliar a Organização das Nações Unidas (ONU) na reconstrução da Europa, a partir de serviços em Saúde, após a II Guerra Mundial. Atualmente, a entidade estudantil está presente em mais de 100 países, com mais de 1 milhão e 300 mil estudantes de medicina filiados, e recebe apoio da ONU – onde detém uma cadeira nas Assembleias Gerais dessa Organização –, da Associação Médica Mundial, da UNESCO, da OMS e de diversas outras entidades que certificam o trabalho da IFMSA.

No Brasil, a organização recebe o nome de IFMSA Brazil, cuja tradução oficial é Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil. Ela foi fundada em Londrina (Paraná), em 1991. Hoje, mais de 95 escolas médicas, nos 26 estados brasileiros – e mais de 3.500 filiados – estão alinhadas com a missão, visão e objetivos da IFMSA, que apresenta três eixos principais de atuação: representatividade dos estudantes de medicina a ela filiados frente aos mais diversos órgãos de saúde, com a finalidade de lutar por um melhor acesso e condição de Saúde; promoção em saúde, a partir dos Comitês Permanentes de Saúde Pública, Saúde Reprodutiva incluindo HIV e AIDS, Educação Médica, Direitos Humanos e Paz; e oferece, a um baixo custo, intercâmbios de estágios clínicos-cirúrgicos e de pesquisa nos mais renomados hospitais do mundo, por meio de uma parceria entre as universidades e a IFMSA.

Diretoria Nacional

Para Leonardo, “é uma honra integrar a Diretoria Nacional da IFMSA Brazil. É muito bom ter a oportunidade de compartilhar todo o conhecimento que adquiri desde o ensino médio, quando era pesquisador do CNPq na UCS, com os estudantes de medicina do Brasil. Além disso, pretendo aprender muito também com todos e com tudo o que eu fizer. Desde que a IFMSA Brazil surgiu na UCS, observamos um constante esforço em manter a humanização do acadêmico. Realizamos campanhas e as divulgamos para as outras universidades, com isso, a UCS ganha muita visibilidade entre os cursos de Medicina do país, o que aumenta o interesse pela nossa universidade. Integrar a Diretoria Nacional da IFMSA Brazil trará à UCS – e ao curso de Medicina – ainda mais reconhecimento frente a universidades, instituições e organizações, e à sociedade”.

Hoje, a IFMSA Brazil participa, com o Conselho Federal de Medicina, da elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina, o qual regularizará as práticas e direcionará para um aprendizado ético e mais humanizado.