CNPq aprova três projetos de pesquisa e inovação da UCS na área de tecnologia assistiva.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/12/2016 | Editado em 20/12/2016

Três projetos da Universidade  – dois do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e um do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia – foram contemplados com recursos para custeio,  aquisição de equipamentos, e concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica para acadêmicos.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na semana em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro – divulgou os 34 projetos contemplados na última chamada de apoio a tecnologias assistivas. A UCS aprovou três projetos, ficando em segundo lugar entre todas as instituições de ensino e pesquisa do país (o primeiro lugar coube à Universidade de São Paulo, com a aprovação de cinco projetos).

A chamada foi direcionada a Núcleos de Tecnologia Assistiva e estabeleceu 12 linhas temáticas: materiais e produtos que ajudem na vida diária e prática, em atividades como se alimentar, cozinhar, tomar banho e vestir-se; comunicação aumentativa e alternativa, voltada a pessoas com restrições para falar ou escrever; programas de computador a indivíduos com privações sensoriais, intelectuais e motoras; sistemas de controle remoto; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses e próteses; adequação postural; auxílios de mobilidade; recursos que qualifiquem a habilidade visual ou ampliem a informação a quem tem baixa visão; soluções que melhorem a habilidade auditiva e a autonomia na comunicação de surdos e cegos; adaptação para se dirigir veículos; e equipamentos de esporte e lazer.

Propostas aprovadas

Duas das propostas aprovadas são de pesquisadores do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, envolvendo pesquisadores das áreas de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica, ambas direcionadas às áreas de auxílio à mobilidade e órteses e próteses.

profesbento
Os pesquisadores Alexandre Mesquita, Marilda Spíndola, Angelo Zerbetto e Vagner Grisson.
_mg_5596
Cadeira de rodas motorizada controlada pelo método EOG. 

O projeto coordenado pela professora Marilda Machado Spíndola, com participação dos professores Angelo Zerbetto Neto e Alexandre Mesquita, propõe o desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada controlada pelo método de Eletro-oculografia (EOG). Os movimentos dos globos oculares geram pulsos elétricos no perímetro dos olhos. Um conjunto de eletrodos dispostos nessa região capta os pulsos, processa-os (o projeto prevê a utilização de algoritmos baseados na lógica de redes neurais) e os transforma em sinais direcionados a um microcontrolador que comandará os motores da cadeira de rodas. Segundo a professora, “uma técnica com boa precisão e que permite o controle adequado da cadeira de rodas por usuários com limitações no movimento de pernas e braços”.

O professor Angelo Zerbetto destaca que o projeto é consequência de um trabalho em tecnologia assistiva focado em auxílio à mobilidade que vem evoluindo ao longo dos anos no curso de Engenharia Eletrônica, “principalmente a partir do projeto que desenvolveu uma cadeira de rodas controlada por movimentos cervicais, também financiado pelo CNPq, que rendeu publicações internacionais, um prêmio nacional de inovação tecnológica e divulgação na mídia”.

O outro projeto do Campus Universitário da Região dos Vinhedos aprovado pelo CNPq prevê a construção de uma órtese de pernas robótica controlada pela técnica de Eletroencefalografia (EEG). O objetivo é a construção de uma estrutura em fibra de carbono capaz de caminhar controlada por pulsos elétricos provenientes da atividade cerebral do usuário e captados por eletrodos conectados a um sistema de amplificação e tratamento dos sinais. Esse projeto é coordenado pelo professor Alexandre Mesquita, com colaboração dos professores Marilda Machado Spíndola e Vagner Grison.

Para o professor Alexandre, “o grande desafio da proposta será integrar três áreas que separadamente vem rendendo bons resultados em pesquisa e extensão na instituição: o controle e acionamento de veículos elétricos, a pesquisa em biossinais humanos, com a professora Marilda Spíndola, e a manufatura de aeromodelos de competição em fibra de carbono, pelo professor Vagner Grison”. De acordo com o professor Vagner essa será uma grande oportunidade de expandir o trabalho com fibras de carbono para a robótica, e desenvolver as soluções em estática e dinâmica estrutural que a área exige.

Tecnologias tridimensionais

Coordenada pelo professor Carlos Alberto Costa, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, o terceiro projeto aprovado pelo CNPq visa a aplicação de tecnologias tridimensionais no desenvolvimento de dispositivos para adequação postural.a proposta tem como objetivo criar e estabelecer um método de trabalho, apoiado em tecnologias tridimensionais, para a criação ágil de dispositivos que permitam a adequação postural de pessoas com restrições de mobilidade, dependentes de cadeira de rodas e que possuam alterações posturais significativas. Em seu resultado final, pretende-se entregar uma proposta de serviço tecnológico, com o apoio de tecnologias como digitalização sem contato, manipulação de imagens computacionais, impressão 3D e usinagem CNC de alta velocidade para a Clínica de Fisioterapia da UCS.

O projeto terá o apoio também do conhecimento produzido na área de materiais poliméricos. Os pontos principais a serem investigados no âmbito dessa pesquisa estão relacionados com os processos de captura das geometrias dos corpos humanos, por meio de digitalização sem contato, visando a modelagem dos dispositivos que garantam posturas alinhadas, estáveis, confortáveis e com boa distribuição do peso corporal.  Os resultados  obtidos pelo projeto contribuirão para ampliar os serviços da Clínica de Fisioterapia da UCS. Além do professor Carlos Alberto Costa, participam do projeto os professores Rodrigo Zeilmann, Diego Piazza, Paulo Roberto Linzmaier (todos da área de Engenharia Mecânica) e a fisioterapeuta Suzete Grandi, coordenadora da Clínica de Fisioterapia.

Fotos: Paula Larentis