Tecnologia combina movimentos de luva sensorizada e mão robótica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/12/2016 | Editado em 18/02/2019

Acadêmico de Engenharia de Controle de Automação desenvolve conceito de luva sensorizada que comanda movimentos de mão robótica por bluetooth

COMO FUNCIONA

    • A luva possui sensores internos que captam os movimentos dos dedos e da mão humana, registrados por um microcontrolador acoplado.

 

    • Por meio de sinais elétricos, o controle transmite os gestos para a mão robotizada, que os reproduz com boa precisão.

 

    • A comunicação entre os equipamentos ocorre por bluetooth (tecnologia sem fio que permite a troca de dados entre dispositivos digitais através de ondas de rádio).

 

 

A Universidade de Caxias do Sul mantém dezenas de linhas de pesquisa nos mais variados campos científicos em seus programas de pós-graduação strictu sensu (com 16 cursos de mestrado e sete de doutorado).

A pesquisa como meio de aprendizado e produção de conhecimento, entretanto, se estende também aos acadêmicos de graduação – que podem tanto atuar como bolsistas dos programas de pós como também, no período de conclusão do curso, desenvolver projetos autorais em que apliquem conceitos estudados durante a formação.

É o caso de Tomaz Fernandes Júnior (foto), 21 anos, do curso de Engenharia de Controle de Automação. Como projeto de conclusão de estágio curricular, ao final do primeiro semestre deste ano, ele trabalhou na elaboração de uma luva com acelerômetro e sensores analógicos flexíveis para captação dos movimentos da mão humana. O equipamento registra os movimentos cinéticos e os transmite a outros dispositivos eletrônicos por meio da tecnologia bluetooth.

Múltiplas aplicações

A aplicabilidade dessa inovação é ampla, avalia o estudante, uma vez que o conceito se refere ao comando remoto de outros equipamentos à distância. “Esta tecnologia pode ser utilizada desde a execução de procedimentos cirúrgicos até o controle de robôs para, por exemplo, o desarme de bombas”, opina. “Outra aplicação possível é em próteses de membros humanos, que poderiam captar estímulos musculares de braços e pernas e reproduzir os movimentos de mãos e pés com bastante exatidão”, completa o professor-orientador do projeto, Maurício Zardo Oliveira.

O projeto da luva sensorizada foi integrado ao experimento de Lucas Thomazoni, 24 anos, que no final de 2015, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também em Engenharia de Controle e Automação, Lucas desenvolveu um protótipo de mão robótica, com movimentos acionados por motores elétricos, impresso em 3D no Laboratório de Prototipagem Rápida da UCS. “Ambos os trabalhos tratam de uma prova de conceito, e servem como motivadores para projetos futuros”, define Zardo, que também foi orientador de Lucas.

Matéria publicada na revistaUCS – edição 21  – Texto:  André Sebben  – Foto: Claudia Velho