Professora da Rede Municipal de Ensino de Garibaldi, que coordena o Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática do CARVI, é premiada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/12/2016 | Editado em 22/12/2016

A professora Tânia Morelatto, além da atuação na rede pública, também é docente do Campus Universitário da  Região dos Vinhedos, coordenando o Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática do Campus.

Representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade, de Garibaldi,  a professora Tânia Morelatto foi premiada na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) juntamente com sua aluna, Vanessa Helen Soppelsa, do 7º ano dessa escola, com a segunda medalha de Ouro, 2015 e 2016.

O trabalho desenvolvido no Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática – que atende aos alunos de graduação com dificuldades na Matemática básica através da atuação de bolsistas que auxiliam os colegas – serviu de motivação para que a professora levasse a experiência ao Ensino Fundamental. “Se na graduação esse atendimento funciona, pensei: porque não expandir para o Ensino Fundamental, pois é a matemática básica que todos precisam”. Foi assim que iniciou-se, na Escola Madre Felicidade, há dois anos, o projeto “Monitores de Matemática”, em que os alunos com habilidade e gosto pela Matemática auxiliam os colegas no turno contrário das sua aulas. É o caso da aluna monitora Vanessa, do 7º ano, medalhista de Ouro na  12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

A professora Tânia Morelatto, que na unidade universitária em Bento Gonçalves também é uma das responsáveis pela realização do Rally Científico e da  Competição Regional de Foguetes, atividades que envolvem a participação de escolas do Ensino Médio, salienta “que o incentivo, a motivação dos alunos em ajudar os colegas e rever as dificuldades com a matemática  imprimem importância ao projeto e que é possível fazer a diferença contribuindo por uma melhor qualidade na aprendizagem, além de despertar nesses alunos monitores a vocação para as ciências exatas.”

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – criada em 2005 – é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Segundo o site da OBMEP, dos quase 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo, 6.502 ganharão medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 42 mil estudantes receberão menções honrosas. Professores e secretarias de Educação também concorreram a prêmios, de acordo com o desempenho de seus alunos. [Veja quem foi premiado]

Os alunos premiados com medalhas e menções honrosas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que visa transmitir a cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros.